"Rios voadores" são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela "puxa" para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. [. ]
Soluções para a tarefa
A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil, a umidade presente na floresta amazônica é um dos principais contribuintes para o surgimento do fenômeno “rio voador”. Letra D.
Floresta Amazônica
O clima florestal desempenha um papel importante na formação de umidade.
No entanto, fatores como desmatamento e incêndios em grande escala estão impactando o desempenho natural da floresta amazônica, levando a mudanças geográficas e climáticas.
Como a Amazônia é uma floresta na região norte do Brasil, há uma população que vive basicamente do meio de vida encontrado na Amazônia e o utiliza para obter produtos que podem ser exportados para vários países do mundo.
Além de sua importância econômica para a população local, existem outros fatores que permitem que a Amazônia seja um local carente de proteção devido à presença de muitas espécies endêmicas de flora e fauna.
Complemento do enunciado:
Pela ação da evapotranspiração da floresta, as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil. A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil:
Alternativas:
(A) cada vez mais, a floresta é substituída por agricultura ou pastagem, procedimento que promove o desenvolvimento econômico, sem influenciar, significativamente, o clima na América do Sul.
(B) os recursos hídricos são abundantes e os regimes fluviais não serão alterados, apesar das mudanças climáticas que ameaçam modificar o regime de chuvas na América do Sul.
(C) o atual desenvolvimento da Amazônia não afeta o sistema hidrológico, devido à aplicação de medidas rigorosas contra o desmatamento e danos à biodiversidade da floresta.
(D) os mecanismos climatológicos devem ser considerados na avaliação dos riscos decorrentes de ações como o desmatamento, as queimadas, a abertura de novas fronteiras agrícolas e a liberação dos gases do efeito estufa.
(E) a circulação atmosférica é dominada por massas de ar carregadas de umidade que, encontrando a barreira natural formada pelos Andes, precipitam-se na encosta leste, alimentando as bacias hidrográficas do país.
Leia mais sobre floresta amazônica em: https://brainly.com.br/tarefa/26267148
#SPJ4