RIO DE JANEIRO - Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo) o que mais me irrita atualmente e o que mais me gratifica, eu responderei que é o computador. Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos.
É também irritante, sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários. Não sei qual foi o gênio que programou os dias da semana (segunda, terça, quarta etc.) com maiúsculas. Não os uso assim, e toda vez que começo a escrever "na segunda fila" ou "ter ou não ter, eis a questão" sou obrigado a eliminar a maiúscula, pois o computador, para melhor e mais rapidamente me servir, acha que eu vou escrever o que não quero nem preciso escrever.
Acho que já contei esta história. Se contei, conto-a outra vez, pois ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar de bom e ruim. Um escritor norte-americano escreveu um romance em que o personagem principal teria o nome de Julieta. Um amigo, que leu os originais, achou que o nome italianado não combinava com a mocinha do oeste dos Estados Unidos, que devia se chamar Bárbara, Carol ou Kate.
O autor concordou e usando o recurso do "replace", ordenou que toda a vez que aparecesse a palavra "Julieta", fosse ela substituída pela palavra "Bárbara".
Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".
Ao computador pode-se aplicar aquele pensamento do cão de Quincas Borba, que para facilitar as coisas, tinha o mesmo nome do dono: "Nada é completamente bom, nada é completamente mau".
1. Explique o título, de acordo com o texto.
R.
2. Você daria o mesmo título ao texto? Caso a resposta seja negativa, que título daria?
R.
R.
3. ”Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo)” Por que você acha que ninguém pergunta nada ao personagem? Será que sempre foi assim? Explique.
R.
R.
4. Entre o texto Tecnologia, de Luís Fernando Veríssimo e este, passaram-se mais de uma década. Identifique mudanças que ocorreram no computador, nesse período, ou seja entre 1990 e 2003, de acordo com o texto.
R.
5. O personagem lista uma série de elogios à máquina. 18 anos se passaram. Você pode acrescentar outros três ou mais elogios?
R.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1- O título é como se fosse uma pergunta, na pergunta ele acaba respondendo e a seguir ele continua a justificar a sua pergunta no texto.
2- Pessoal, vc quem escolherá.
3- Aparentemente por ele estar muito ocupado com o seu trabalho no computador ele acabou esquecendo de se socializar com as pessoas.
4- Mudaram as formas, os tamanhos, os operadores, o sistema, principalmente os preços e etc.
5- Inteligente, Máquina perfeccionista e Experiente.
Espero ter ajudado <3
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás