Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

"Rio Branco, porém, via o Brasil em posição de destaque na América do Sul, não de modo impositivo, mas, sim, decorrente de sua própria dimensão territorial, condição econômica e situação demográfica. Antes, porém, o país devia superar aquele isolamento e outras questões limitadoras de sua ação internacional, a saber: a definição de suas fronteiras; a restituição do valor primitivo de sua ação internacional e a reconquista da credibilidade e do prestígio do país, abalados por dez anos de conflitos internos, de desmoronamento financeiro e de flutuação dos rumos seguidos. Para tanto, consolidou o redirecionamento da política externa brasileira da área de influência da Grã-Bretanha para a dos Estados Unidos e aproveitou-se das contradições entre essas duas potências, que disputavam a preponderância comercial e a hegemonia política na América do Sul".

Fonte: DORATIOOTO, Fernando Francisco Monteolivo. A política platina do Barão do Rio Branco. Rev. Bras. Polít. Int. 43 (2): 130-149. 2000. Página da citação: 130. Disponível em: .

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as razões que levaram o Brasil a formar uma aliança com os EUA, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.


I - A amizade convinha para os EUA pelo potencial do mercado brasileiro


II - A oligarquia dominante do Brasil, a burguesia do café, tinha nos EUA o seu grande mercado consumidor


III - A aproximação convinha aos EUA, que temia a influência da Revolução Comunista de Cuba na América Latina


IV - A posição estratégica do Brasil, principalmente porque a Argentina mantinha vínculos estreitos com a Inglaterra.

A
Apenas as assertivas I e III estão corretas

B
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas

C
Apenas as assertivas II e III estão corretas

D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas

E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é verdadeira, uma vez que o país era extenso, populoso e pouco industrializado, representando grande mercado consumidor em potencial.

II é verdadeira, sendo, na época, importante importador daquilo que produzíamos.

III é falsa. Na época - final do Século XIX - a revolução não havia sequer acontecido, não sendo esta uma causa da aproximação.

IV é verdadeira, de modo a estabelecer na América do Sul uma "base" que permitisse o predomínio estadunidense no continente.

É correta a alternativa B.

Perguntas interessantes