RIÂNGULO AO VENTO
O vento é um forte aliado das navegações desde os tempos da expedição de Cabral a caminho das Índias. As caravelas portuguesas foram uma grande invenção tecnológica na época. As velas latinas, com formato triangular e erguidas em dois ou três mastros, permitiram mudar o curso rapidamente e velejar até mesmo contra o vento em zigue-zague (bordejar), versatilidade que não era possível com o formato retangular.
O uso de veleiros é comum ainda hoje. O brasileiro Amyr Klink, famoso comandante de embarcação, fez várias expedições a bordo de veleiros, como a volta ao redor da Antártida navegando pelos três oceanos, viagem que realizou sozinho em seu barco Paratii, em 1998. Anos mais tarde, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, Amyr Klink repetiu a façanha, porém, dessa vez, a bordo do Paratii 2 e com outros tripulantes, percorrendo 24,6 mil quilômetros, em 76 dias, por uma rota um pouco diferente da anterior.
Na área dos esportes, outros brasileiros também destacaram-se no iatismo. Robert Scheidt e Torben Grael conquistaram diversos títulos brasileiros e mundiais em diferentes classes (categorias). As cinco medalhas de Torben renderam-lhe o título de velejador com maior número de medalhas olímpicas. Veja, abaixo, algumas classes da vela esportiva.
1) Qual o formato das velas latinas? Qual a vantagem desse tipo de vela? 2) Qual classe do iatismo é a mais antiga das Olimpíadas? Quais as suas características?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1) A Velas latinas é triangular
Perguntas interessantes