História, perguntado por jamillefernand48, 7 meses atrás

(revolta da vacina) o que reivindicam, o que queria? por quê? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kamiladesouzabarbosa
1

Resposta:

1- A Revolta da Vacina foi um motim popular que aconteceu entre os dias 10 e 16 de novembro de 1905, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Ela se deu como uma revolta da população contra a lei que obrigava a vacinação contra a varíola, mas também possui um contexto de insatisfação muito mais profundo.

A Revolta da Vacina teve como principais causas o contexto de higienização e reforma urbana presente na cidade do Rio de Janeiro, em conjunção com a campanha obrigatória e forçada de vacinação da população. Muitos estudiosos apontam que os motivos da Revolta da Vacina, em todas as classes sociais, foram a junção entre a política de tratamento com a população pobre e o sentimento de “invasão dos lares” das famílias mais ricas, obrigadas a se vacinarem.

Seis dias após ter se iniciado, chegava ao fim a Revolta da Vacina, em 16 de novembro de 1904. Em decorrência do conflito, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacinação, declarando estado de sítio. Exército, Marinha e Polícia foram para as ruas, repreendendo o conflito, e restabeleceram a ordem no Rio de Janeiro.

É interessante observar que, durante a Revolta, os militares tentaram usar a massa popular insatisfeita como um pretexto para a tentativa de um golpe, que não obteve sucesso, contra o presidente Rodrigues Alves.

No fim, a Lei da Vacina Obrigatória teve seu texto modificado, tornando o uso da medicação facultativo. Pouco tempo depois, a varíola foi erradicada do Brasil.

ESPERO TER AJUDADO!!!!! BONS ESTUDOS❤


jamillefernand48: obrigado tmj❤
kamiladesouzabarbosa: por nada!!!❤
Perguntas interessantes