História, perguntado por manuuscolari, 6 meses atrás

Revolta da Vacina, Bota abaixo e Revolta da Chibata.

Como a maneira como foi conduzida a abolição da escravatura e pós abolição explica acontecimentos como o Bota Abaixo, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por 1200132
1

Resposta:

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

Leia mais: Revolta da Chibata - em 1911 os marinheiros demonstraram sua insatisfação

Contexto da Revolta da Vacina

No começo do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, além de capital, era a maior cidade do Brasil, com uma população em torno de 800 mil habitantes. O crescimento urbano carioca aconteceu de maneira descontrolada no final do século XIX, sobretudo depois que a escravidão foi abolida e a economia cafeeira entrou em decadência naquele estado.

A grande quantidade de pessoas na cidade reforçou a habitação nas suas regiões centrais, mas, além disso, a cidade era entrada para milhares de imigrantes e tinha um porto importante em que centenas de embarcações atracavam. A concentração de pessoas em seus pequenos bairros e o fluxo de viajantes que passavam pela cidade permitiram que uma série de doenças ganhassem espaço nela.

A partir da segunda metade do século XIX, doenças como tuberculose, peste bubônica, febre amarela, cólera, varíola, entre outras, espalhavam-se frequentemente pela cidade, causando a morte de milhares de pessoas. No ano de 1891, por exemplo, o Rio de Janeiro tinha sofrido:

4454 óbitos causados por febre amarela;

3944 óbitos causados por varíola;

2235 óbitos causados por malária;

2373 óbitos causados por tuberculose.

Esses números repetiam-se ao longo dos anos e deixaram o Rio de Janeiro com fama de ser uma cidade “pestilenta”, o que afastava estrangeiros e produzia má impressão em relação ao Brasil internacionalmente. Ao longo do século XIX, médicos e especialistas debateram medidas sobre como resolver os problemas sanitários do Rio de Janeiro.

Explicação:


manuuscolari: obrigadaaaaa
1200132: de nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
1200132: kk
Respondido por camillidejesus794
1

Resposta:

Em 16 de novembro de 1904 a revolta foi sufocada pela polícia. O saldo da agitação que sacudiu as ruas do Rio de Janeiro foi trágico. Cerca de 110 feridos e 30 pessoas mortas. A ação policial resultou na prisão de 945 pessoas, das quais 461 foram deportadas para o Acre.

Perguntas interessantes