Reúna as diversas orações do conjunto abaixo em um só período, empregando conjunções ou pronomes relativos e fazendo as adaptações necessárias.
O Ministro da Educação esforça-se. 2. O ministro da Educação quer convencer o povo. 3. Para o Ministro da Educação o provão do ENEM é fundamental. 4. O provão é fundamental, para ele, para a melhoria da qualidade do ensino médio. 5. Para convencer o povo disso, o Ministro vem ocupando generosos espaços na mídia. 6. O ministro vem fazendo uma milionária campanha publicitária. 7. O Ministro vem ensinando como gastar mal o dinheiro. 8. O dinheiro deveria ser gasto na educação.
Soluções para a tarefa
Entre o 1° e o 2° período temos uma relação de finalidade (a finalidade do esforço do Ministro é convencer o povo). Então, usaremos uma conjunção com valor de finalidade, objetivo.
O 3° período complementa o sentido do verbo "convencer" do 2° período (convencer o povo do quê?). Então, temos que usar usar uma conjunção integrante.
O 4° período expressa o motivo de o provão ser fundamental. Então, usaremos uma conjunção com valor de causa.
O 5° período dá início a uma nova ideia no texto.
O 6° período expressa de que forma o Ministro está ocupando generosos espaços na mídia. Assim, podemos usar uma preposição que expresse esse meio.
O 7° período apresenta uma característica dessa campanha publicitária. Assim, temos que usar um pronome relativo para ligar as orações.
O 8° período apresenta uma característica do dinheiro. Então, usaremos de novo um pronome relativo para ligar as orações.
Portanto, podemos reescrever o texto assim:
"O Ministro da Educação esforça-se para convencer o povo de que o provão do ENEM é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino médio. Para isso, o Ministro vem ocupando generosos espaços na mídia com uma milionária campanha publicitária, que vem ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser gasto na educação."