Retome o trecho do capítulo que fala da influência dos trabalhos de Thomas Malthus para Charles Darwin , em que são mencionados os termos matemáticos "progressão aritmética" e "progressão geométrica". Consulte o material de matemática e pesquise a que se referem esses termos. Seu primeiro desafio , nesta atividade, é construir um gráfico que mostre as curvas de progressão aritmética e de progressão geométrica para o primeiro termo igual a 2 e a razão da progressão igual a 2. Com a ajuda desse gráfico, redija um texto explicando o que Malthus quis dizer sobre o destino da população humana mundial e os motivos pelos quais ele se equivocou. Comente sobre o contexto em que os termos "progressão aritmética" e "geométrica" foram empregados por Malthus. Pesquise sobre a influência histórica e os equívocos do pensamento malthusiano.
Soluções para a tarefa
A teoria Malthusiana, foi criada por Thomas Malthus e ficou muito conhecida pelos efeitos que gerou na sociedade no séc. XVIII. Malthus possuía uma visão em parte equivocada sobre o crescimento da população e sobre essa visão que tinha criou a sua teoria.
Para Thomas Malthus a população estaria fadada a um fenômeno populacional onde o crescimento da população geraria a escassez de alimento para tal. Esse autor entendia que a sociedade vinha crescendo de forma acelerada, e que de certa forma chegaria um tempo onde a produção de alimentos, por crescer em um nível lento, geraria a falta de alimentos.
Essa teoria alarmou a população pois o mesmo através de progressões aritméticas com dados coletados em um período de 10 anos, mostrava que a população crescia em PG, onde o intervalo correspondia ao dobro do valor anterior, enquanto os alimentos cresciam em Pa, ou seja, progressivamente com intervalos pequenos e mínimos.
A sociedade se alarmou pois segundo os cálculos convincentes de Malthus , a escassez de alimentos ocorreria em torno de 200 anos. Sobre esse pensamento muitas medidas para evitar o crescimento populacional foram realizadas pelo governo.
Porém Malthus se equivocou, isso porque ele era pessimista e extremista e não pensou em medidas de controle de natalidade na população. Além disso, ele não considerou os avanços tecnológicos que teríamos na produção de alimentos.