Retire desse excerto o fragmento que evidencia a angustia ,a dor e o descontentamento da personagem isaura em relação a sua condição de escrava
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) '' o tom velado e melancólico da cantiga parecia gemido sufocado de uma alma solitária e sofredora.''
Explicação:
O fragmento presente no excerto que evidencia a angústia, a dor e o descontentamento de Isaura sobre sua condição de escrava é: "A senzala nem por isso deixa de ser o que é: uma senzala. [...] apesar de todos esses dotes e vantagens, que me atribuem, sei conhecer o meu lugar."
Para responder essa pergunta, é preciso interpretar o texto. A dica é ler com atenção e paciência, procurando entender a ideia principal, o assunto. Sublinhe as palavras-chaves, os personagens e a conclusão (como a história termina). É importante também analisar a própria pergunta, pois ela traz dicas sobre o que espera da sua resposta.
Vamos ao texto:
"A senzala nem por isso deixa de ser o que é: uma senzala.
- Queixas-te da tua sorte, Isaura?...
- Eu não, senhora; não tenho motivo... o que quero dizer com isto é que, apesar de todos esses dotes e vantagens, que me atribuem, sei conhecer o meu lugar."
Percebemos, antes de tudo, que é um diálogo entre Isaura e a sua senhora. Isso mostra que Isaura é, de fato, escrava de alguém. Ela afirma que as pessoas atribuem a ela vantagens (Isaura é uma pessoa branca e no Brasil os escravos eram pessoas negras), mas diz que de nada adianta a cor da sua pele porque ela continua sendo escrava (senzala sempre será senzala).
A senhora questiona: você está reclamando? A que Isaura, para não desagradar, responde: Não, apenas conheço o meu lugar. Ou seja, Isaura sabia que ela era só uma escrava, uma pessoa sem direitos e sem liberdade. Ela estava claramente insatisfeita com sua situação, o que qualquer ser humano estaria.
Para saber mais sobre interpretação de texto, que vai te ajudar a responder esse tipo de pergunta, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529241