Português, perguntado por lopescmla, 10 meses atrás

resumo texto origem da consciência negra


lopescmla: help me
lopescmla: vlw vidabiogay
lopescmla: tamo junto
vidabiougay: De nada, se prescisar to aki
lopescmla: 17 linhas pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por vidabiougay
1

Resposta:

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695.

Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais.

O Quilombo dos Palmares ficava onde hoje se encontra o estado de Alagoas e é considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos.  

Os negros fugiam do sistema escravista e se refugiavam em uma área de difícil acesso, mas com solo muito rico", conta.  

" Mas como a comunidade dos quilombos conseguiu resistir por um século contra o exército brasileiro, que utilizou canhões pela primeira vez em tentativas de destruir o quilombo? "O quilombo possuía um corpo bélico, com armas adquiridas por meio de trocas com fazendeiros do entorno, pela comida que produziam e também por assaltos', explica Martha. " Mas o Brasil se destaca pelo uso que faz do 20 de novembro e pela dimensão que ele tomou".


lopescmla: obg
Perguntas interessantes