Ed. Física, perguntado por edilenepepe23, 1 ano atrás

resumo texto como o nosso corpo se comporta durante a atividade física.

Soluções para a tarefa

Respondido por katycardos89
3

Respiração intensa, coração bate mais rápido, dor nos músculos e suor. Essas são algumas das reações que percebemos no nosso corpo ao praticar exercícios físicos. E isto acontece porque diferentes grupos musculares são ativados para gerar o movimento.

Em exercícios intensos, quase todos os sistemas corporais direcionam seus esforços para ajudar os músculos a trabalhar ou então, eles param. Por exemplo, para bombear mais sangue aos músculos, o coração bate mais rápido. O estômago, por sua vez, diminui sua atividade durante os exercícios para não gastar energia que os músculos possam usar. Todos os órgãos estão coordenados para garantir o melhor desempenho.

Os músculos agem como motores elétricos, recorrendo a uma fonte de energia para gerar força: a adenosina-trifosfato (ATP). Para isto, o organismo deve fornecer oxigênio e eliminar subprodutos e calor. Ao correr ou nadar, por exemplo, os músculos trabalham para acelerar o corpo e mantê-lo em movimento. Já na musculação, os músculos trabalham para mover pesos.

E quando o esporte é radical, o que acontece? Alguns mergulham no meio de tubarões. Outros preferem vencer corredeiras em um bote inflável ou subir e descer paredões de montanhas. A boca seca, as pupilas dilatam-se, a pele empalidece, o coração dispara, os pelos se eriçam, o estômago vira. Em seguida vem o alívio, a satisfação, o intenso prazer.

A descarga de emoção é, fisicamente falando, uma reação bioquímica que envolve a liberação no cérebro de três substâncias: a conhecida adrenalina, a endorfina e a dopamina. Quando a pessoa começa a se aprontar para a aventura, ela recebe uma descarga de adrenalina, o mediador químico que prepara o corpo para duas reações primordiais à vida: a fuga e a luta. É dessa descarga que vêm a boca seca, o aumento da frequência cardíaca, a dilatação das pupilas e a redistribuição do fluxo sanguíneo.

Durante a prática da atividade, entra em ação a endorfina, outro mediador químico, que tem a capacidade de amortecer a dor e o desconforto provocados por eventuais lesões – daí que muita gente só venha a perceber que quebrou o pé ou cortou o braço depois que a atividade acaba e o corpo “esfria”. Por fim, entra em cena a dopamina, que atua no centro de prazer do sistema nervoso e é responsável pela sensação de satisfação ao final da prova.

 ESPERO TER AJUDADO!!!

Perguntas interessantes