resumo sobre saúde e tecnologia
Soluções para a tarefa
Estamos no sec. XXI e o mundo evolui a cada dia, com uma velocidade incrível. Estaríamos talvez passando por uma crise tecnológica humana?
Alguns amam a tecnologia, outros tem aversão a ela. Como podemos conviver com dois extremos tão fortes?
A saúde é um dos quesitos que vem sofrendo com as extremidades do avanço tecnológico. Por um lado as academias com equipamentos ultramodernos que incentivam o aluno a ir malhar e pelo outro, as clinicas de estéticas com seus aparelhos milagrosos que prometem rejuvenescimento imediato.
Para o mundo moderno e para aqueles que diziam não ter tempo de ir à academia, criaram as esteiras com telas de computador e acesso ao e-mail, assim não é mais preciso parar o trabalho para cuidar da saúde, mas é preciso sim, ter disciplina e força de vontade.
No entanto, é preciso refletir sobre esses avanços tecnológicos e suas conseqüências. Sem perceber, podemos através desses, acabar prejudicando a saúde com técnicas que mascaram e fazem com que não se perceba o mal que está se fazendo.
O corpo fala nos dando alertas para que através dele percebamos o que devemos mudar e melhorar. As rugas, as gordurinhas localizadas, os cabelos brancos, tem sim um significado para o organismo. Quando nos deparamos com excesso de gordura na barriga, por exemplo, significa que nossas veias podem estar obstruídas aumentando o risco de infarto, porém, inventaram a lipoaspiração que simplesmente tira o externo e assim achamos que não precisamos cuidar do interno. Pessoas que vivem de cirurgias estéticas não cuidam da saúde e sim da beleza, causando prejuízos a própria qualidade de vida.
A falsa sensação de beleza e juventude faz com que acreditemos na saúde, mas é preciso entender que saúde e ausência de doença não são a mesma coisa. Usar do que a tecnologia pode beneficiar é muito válido, mas é preciso muito mais do que isso. É preciso cuidar do corpo e da mente para que tenhamos um envelhecimento saudável, porque este sim é inevitável. Pode-se até mascará-lo e fingir que não está envelhecendo, mas em algum momento o corpo terá que dar alertas mais fortes e essas conseqüências podem ser bastante dolorosas ou irreversíveis.
Envelhecer faz parte, mas fazê-lo com cuidado e respeito a sua própria saúde, é uma questão de opção. Pratique bom senso. Pratique saúde!