Resumo sobre Rubens Valente(preciso com urgência)
Soluções para a tarefa
Resposta:Sem filhos, bichos de estimação ou plantas, Rubens Valente, 50, é o clássico "jornalista vidrado na profissão". É repórter por natureza, desses de dedicação extrema e expressa em um sem-fim de prêmios importantes na categoria, além de dois livros —de temas espinhosos-,- resultados de reportagens de fôlego, típicos de quem mergulha de cabeça, sem considerar o risco de não voltar a emergir. Paranaense de Goioerê (a 530 quilômetros ao noroeste de Curitiba), Rubens estreia agora estreia sua coluna no UOL. Rubens é filho de Lício (morto em 1990), que tinha uma gráfica para talões de notas fiscais, cartões de visitas e impressos em geral. Yolanda, a mãe (de 90 anos, vivendo em Mato Grosso do sul.
"Minhas lembranças dessa época são imprecisas, mas fazia muito frio, isso não esqueço", conta Rubens. "Meu pai chegou a montar um pequeno jornal. As gráficas usavam tipos móveis ou linotipo, máquinas manuais de impressão folha a folha, componedores... Elas eram de fundo de quintal, eu ajudava na distribuição dos tipos, colocava letra por letra para formar frase. Devia ter 13, 14 anos.
Montador e entregador de móveis
Agora você deve achar que, por causa da vivência no mundo gráfico e do pequeno jornal do pai, Rubens logo se enveredou para o jornalismo, certo? Errado. Aconteceram algumas experiências antes —e não foram poucas. A partir dos 16 anos, ele foi entregador de material impresso usando uma bicicleta cargueira; lavador de peças em uma oficina mecânica de máquinas pesadas; office-boy; auxiliar de escritório; cobrador de uma firma de autopeças e, por dois meses, montador e entregador de móveis— "trabalho mais difícil que se possa imaginar, o corpo inteiro dói".