Artes, perguntado por leticiagomes1744, 7 meses atrás

a instalacao da artista chilena doris salcedo (1958-)poderia nao ser considerado arte?como costuma ocorrer o processo de legitimacao da arte?

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Respondido por ryanguiduli
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Resposta:

também preciso dessa resposta

Explicação:

so sei iso Doris Salcedo (Bogotá, 1958) talvez seja a artista colombiana de maior reconhecimento internacional. Ela vive e trabalha em sua cidade natal, Bogotá. Após concluir o bacharelado em Belas Artes na Universidade de Bogotá, em 1980, viajou para Nova York, onde concluiu seu mestrado na Universidade de Nova York. Em seguida, retornou a Bogotá e tornou-se professora na Universidade Nacional da Colômbia. Em suas instalações são frequentes os objetos cotidianos, como móveis de madeira e peças de vestuário.[1]

A obra de Doris Salcedo parte da memória da violência política. Dá forma à dor, ao trauma e à perda, criando um espaço para o luto individual e coletivo. Esses temas poderiam relacionar-se à sua história pessoal, já que membros de sua família estavam entre os muitos desaparecidos no conflito colombiano, mas restringir a significação de seu trabalho às circunstâncias específicas de seu país seria mero reducionismo. Segundo a própria Doris Salcedo:

"Centrei toda minha obra na violência política. No início de cada trabalho há um testemunho. Então todas as obras, todas as instalações que faço estão relacionadas a isso. Parto sempre de um testemunho real e em cima disso vou construindo algo que já não é tão precisamente sobre essa vítima, mas que leva a uma memória que é algo um pouco mais amplo sobre esse tipo de eventos."[2]

A obra de Doris lida com o vazio insuportável deixado pelo desaparecimento. Nela a presença de objetos frequentemente representam ausências, como no caso de 6 e 7 de novembro (2002), em que cada umas das 280 cadeiras vazias que desciam lentamente a fachada do Palácio de Justiça (a suprema corte colombiana) representava a ausência de alguém que a teria ocupado antes da chacina que resultou da violenta tomada do prédio pelos guerrilheiros do M-19 e da reação do exército e da polícia ao ato.  

Doris Salcedo foi a oitava artista convidada a ocupar a Turbine Hall da Tate Modern, em Londres. Nela, apresentou instalação Shibboleth (2007), uma rachadura de 167 metros de extensão no piso da galeria. Para Salcedo, essa rachadura "representa fronteiras, a experiência dos imigrantes, da segregação, do ódio racial. É a experiência de uma pessoa do terceiro mundo, vindo para o coração da Europa".[3][4]

Respondido por giovanagiovela
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Resposta:

Sim.

Explicação:

Ao verem a obra é dado um valor á ela, dependendo da obra pode ser baixo ou alto.

Não se está certo, mas acho que é isso. Espero ter ajudado!

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