resumo sobre os Pre-colombianos
Soluções para a tarefa
Resposta: os povos pre colombianos eram os mais diversos possíveis. Por isso a america pre-colombiana foi dividida em 3 partes principais: -Mesoamerica:
Faziam parte Dela civilizações como os maias e os astecas, estes que seus complexos alimentares era o milho, eles dominavam a agricultura (era sendentarios) e possuíam alta densidade demográfica.
-Região andina central (região próxima a cordilheira dos Andes):
Nessa região habitavam os incas, que eram sedentarios, seu complexo alimentar era o do tubérculo e possuíam alta densidade demográfica.
-América do Sul ( região próxima ao litoral brasileiro):
Possuía tribos como os tupis guaranis que serviram de tronco linguístico, eram nômades (sem agricultura desenvolvida) e pequena concentração demográfica. O complexo alimentar dessas tribos era o complexo da mandioca.
E existiam os paleoindios que eram caçadora e coletores (não desenvolveram agricultura, eram nômades), se espalharam por todo o continente, alguns habitavam cavernas e criaram culturas diferenciaras como tenititlan.
Resposta: As civilizações pré-colombianas
O processo de descoberta do continente americano representou para os europeus o contato com um mosaico de culturas bastante peculiar. Antes da chegada dos espanhóis, os incas formaram um Estado de caráter expansionista, que alcançou regiões que iam do Equador até o Chile, e abrigava cerca de seis milhões de pessoas. Na porção central do continente americano, olmecas, toltecas, teotihuacanos, astecas e maias formaram sociedades distintas. Os maias, entre os séculos III e XI, estabeleceram um complexo de cidades-Estado que funcionavam de forma autônoma graças a um eficiente sistema de servidão coletiva.
Uma parcela considerável da produção agrícola dos aldeões era destinada ao Estado, que distribuía o alimento recolhido para os funcionários públicos, os sacerdotes, militares e a família do imperador. Em termos gerais, percebemos que o continente americano contava com uma ampla diversidade de culturas que se desenvolveram de forma própria.
Explicação: