Resumo sobre os hormônios que influenciam na adolescência
Soluções para a tarefa
Bom... mudanças no corpo na adolescência
Os hormônios, na adolescência, trabalham a todo vapor. Por isso, as mudanças corporais acontecem muito rapidamente .
No sexo feminino, nota-se o afunilamento da cintura e o desenho de uma nova silhueta, deixando os traços da infância para trás. Os seios começam a crescer, o quadril se alarga e o corpo se enche de pelos (especialmente, na região genital e axilas).
Essas transformações físicas são seguidas pela menarca, a primeira menstruação . Ela costuma ser mais escura, com coloração marrom, e vir em pouca quantidade. Mas isso não é uma regra – varia de pessoa para pessoa.
É muito comum que, durante nos primeiros dois anos após a menarca, o ciclo menstrual seja irregular. Afinal de contas, o aparelho reprodutor feminino que acabou de ter sua primeira menstruação ainda é muito imaturo.
Os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) começam a ser produzidos nesse momento. Nas mulheres, o FSH atua na produção de óvulos pelos ovários e consequente produção do estrogênio, e o LH atua na ovulação. No corpo masculino, o objetivo é a produção de espermatozóides e de testosterona, respectivamente. O estrogênio é o hormônio responsável pelas características sexuais femininas, já a testosterona pelas masculinas.
Falando do sexo masculino, a mudança de tom de voz e o crescimento de pelos pubianos e do pênis são as primeiras mudanças notadas. O pênis agora passa a ter ereção e ejaculação.
A acne também é um sintoma comum na adolescência e que pode ser observado em ambos os sexos, juntamente com o aumento da estatura e da massa corporal, dois aspectos resultantes de uma maior produção do hormônio do crescimento.