resumo sobre o livro: o chamado do mostro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conor é um garoto de 13 anos cuja mãe está muito doente. Ele sofre bullying na escola, se sente abandonado pelo pai - que tem outra família - e está sob os cuidados de sua avó, com quem ele não se dá muito bem. Todas as noites Conor tem um pesadelo. E agora um monstro - que é na verdade um grande teixo - visita o garoto às 00h07, querendo ouvir dele a verdade sobre esse sonho.
A primeira coisa interessante nesse livro é que a ideia original não é do autor, e sim de Siobhan Dowd (autora de A Carne dos Anjos), que faleceu em consequência de um câncer de mama, antes de conseguir escrever o livro. Patrick Ness recebeu a ideia do editor, que também era responsável pelas publicações de Dowd, e mesmo com uma relutância inicial, decidiu escrever o livro. Ainda bem, porque a obra é um presente para a humanidade.
É um livro sobre perda e esperança, sobre a solidão e o medo do abandono, mas também sobre o amor profundo entre mãe e filho, sobre a empatia de compreender o sofrimento do outro e a coragem de o deixar partir.
O livro é curto e fluído de ler. Perfeito para uma leitura de fim de semana, pra sair de uma ressaca literária ou pra ler chorando com um pote de sorvete do lado. A obra é muito visual e imaginativa, se aproximando bastante do ambiente onírico dos sonhos. Também é legal lembrar que existe um filme do livro (mesmo nome), que eu considero uma adaptação linda e muito bem feita.
Confesso que terminei o livro com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto. As histórias que o monstro conta são maravilhosas, mas o final supera tudo. Ele acaba quase sem acabar, como se fosse só mais um momento da vida que precisa acontecer. É sensível, delicado, forte e comovente. E quando um livro consegue mexer com você assim, é porque ele é muito poderoso, tanto na história quanto na escrita do autor.