História, perguntado por 12345678901056, 1 ano atrás

Resumo sobre o engenho e como funciona a produção de açúcar

Soluções para a tarefa

Respondido por Laylaf
5
Era a unidade de produção de açúcar no Brasil Colonial. Compreendia as terras cultivadas, instalações voltadas para a produção de açúcar e moradias. Eram propriedades dos senhores de engenho, ricos proprietários rurais que produziam açúcar para a exportação.
Dentro dos engenhos havia também a casa-grande (habitação do senhor de engenho e sua família), a senzala (habitação dos escravos), capela, horta e canavial.
Primeiramente, as canas eram cultivadas em grandes extensões de terra (latifúndios), depois eram colhidas e levadas para a moenda, local em que era retirado o caldo da cana.

Após esse processo, o produto era levado para as caldeiras e depois, para a fornalha. Por conseguinte, o melaço da cana era refinado na casa de purgar. Por fim, o produto era ensacado para ser transportado.

Parte dele, e sobretudo do açúcar mascavo (que não passava pelo processo de refino) era destinado ao comércio interno. No entanto, a maior parte da produção era enviada para abastecer o mercado consumidor europeu.
Respondido por FlavioICExtreme
5
Senhores de engenho eram os donos do engenho,eles tinham escravos para produzir o açúcar,melaço,etanol,entre outros.A pessoa que administrava o engenho era o feitor-mor.Quem administrava a produção da cana de açúcar era o mestre de açúcar .Quem estava na purificação do açúcar era o purgador.O feitor era quem vigiava e castigava os escravos quando estavam trabalhando pouco ou em alguma fuga. 

Amigo existe mais coisas mas você pediu um resumo então dei

Espero ter ajudado!! <3


 
Perguntas interessantes