História, perguntado por pedro018, 11 meses atrás

Resumo sobre o dia internacional da mulher

Soluções para a tarefa

Respondido por marquinhoevc13
117

 Em 1857, foi realizada nos Estados Unidos a primeira greve de mulheres, em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York. As mulheres reivindicavam tratamento digno (sofriam violência sexual e física), redução da carga horária diária para 10 horas (a carga horária era de 16 horas) e salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo cargo (ganhavam um terço do salário dos homens). 

A repressão a manifestação das mulheres é motivo de dúvidas até hoje. São duas as versões. Alguns segmentos acreditam que a greve foi dispersa com violência pela polícia. Outros segmentos acreditam que 130 manifestantes ficaram acuadas pelos policiais, e teriam entrado na fábrica, onde seus patrões as teriam trancado, e ateado fogo ao prédio, matando todas elas,  cerca de 140 operárias foram mortas em um incêndio causado pelas péssimas condições da fábrica.

nesse período, as mulheres não tinham direitos civis como os homens. No Brasil, por exemplo, as mulheres só obtiveram o direito ao voto em 1932.

Desde que foi instituído o Dia Internacional da Mulher, a data é marcada por discussões sobre o papel da mulher na sociedade, buscando soluções para a discriminação, para a desvalorização do trabalho das mulheres, uma realidade até hoje na maioria dos países. se quiser resumir mais ai é com você..

Respondido por EduardoPLopes
107

O Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de Março, serve para lembrar as longas lutas femininas nas conquistas por seus direitos - ao voto, ao trabalho, à educação e ao controle sobre o próprio corpo, por exemplo - que marcam os séculos XIX e XX.

Esta data específica - 8 de Março - relembra uma situação trágica: um incêndio que acontece na fábrica da Triangle Shirtwaist, onde trabalhavam centenas de mulheres em condições precárias e que, tendo entrado em greve protestando pelos seus direitos - pagamentos iguais e garantias trabalhistas - se tornaram ícones nacionais quando, pouco depois, a fábrica pegou fogo.  

Vale ressaltar, contudo, que algumas historiadoras apontam, contudo, que o incêndio provavelmente não aconteceu no dia 8 de Março, sendo a data o resultado de um equívoco coletivo.

Perguntas interessantes