Português, perguntado por liaclark12345pdvmwe, 1 ano atrás

Resumo sobre Internet
O TEMA É :INTERNET

ME AJUDEM POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por thsanttos69
12
Introdução (origem)

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet 

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuiu para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.


Espero ter ajudado!
Respondido por mariahelenacoritabol
4

Surge nos Estados Unidos, na década de 60, na época da Guerra Fria, a partir de uma rede de informações militares que interliga centros de comando e de pesquisa bélica.


Para atender à necessidade militar de proteger os sistemas de defesa do país no caso de um ataque nuclear, a rede não tem um "centro" que poderia servir de alvo principal ao inimigo. Nos anos 70 começa a ser utilizada pela comunidade acadêmica mundial, e, em 1975, são feitas as primeiras ligações internacionais. Nesse período, os computadores conectados não passam de 200. Em 1997, segundo a Direct Marketing Association (DMA) e a Price Waterhouse, empresas norte-americanas de consultoria em marketing, o número de usuários chega a 60 milhões em todo o mundo. De acordo com as projeções de crescimento, deve alcançar 300 milhões no ano 2000.


A Internet tem revolucionado a comunicação mundial ao permitir, por exemplo, a conversa entre usuários a milhares de quilômetros pelo preço de uma ligação local. O grande número de pessoas que a utilizam também é responsável pelo maior problema da rede: o congestionamento e a lentidão no acesso aos serviços. Com a Internet surge a expressão ciberespaço, que significa o espaço virtual e sem fronteiras, no qual circulam os milhares de informações veiculadas na rede.


Evolução


ntre a década de 80 e o início dos anos 90, a rede é aperfeiçoada: começam a aparecer os serviços que dão à Internet sua feição atual. O principal deles é a World Wide Web (WWW), lançado em 1991, que viabiliza a transmissão de imagens, som e vídeo pela rede. Até então circulavam praticamente só textos pela Internet. Com a WWW, a Internet se populariza entre os usuários comuns de computador. Nessa época surgem os provedores de acesso, empresas comerciais que vendem aos clientes o meio de "navegar" na Internet.


Acesso à rede


Para um usuário particular se conectar à Internet é preciso uma linha telefônica, um microcomputador com modem (aparelho que permite a recepção e a transmissão de dados por telefone) e um programa de acesso à rede: os principais são o Navigator, da Netscape, e o Internet Explorer, da Microsoft. O passo seguinte é se cadastrar em um provedor de acesso à rede, de preferência um provedor local (na própria cidade), para não pagar ligações interurbanas. Ao filiar-se, o novo cliente recebe um nome (username), uma senha (password) e um endereço na Internet. No endereço eletrônico - [email protected], por exemplo -, o nome do usuário e a identificação do provedor escolhido são separados pelo sinal "@" (arroba).


Serviços


Os serviços mais populares da Internet são o e-mail (correio eletrônico) e a World Wide Web (WWW). Pelo e-mail é possível trocar mensagens com pessoas ou empresas do mundo inteiro. O serviço está substituindo gradativamente os métodos tradicionais de comunicação interurbana e internacional (telefone e fax), que são bem mais caros. Na WWW encontram-se os sites, endereço conjunto de páginas criadas por pessoas, empresas, instituições ou órgãos governamentais. Eles trazem informações em forma de texto, imagens (fotografia, ilustração), vídeo e som. A página de abertura de um site, a homepage, é a porta de entrada para o internauta explorar outras páginas que fazem parte do mesmo endereço na Internet ou, por intermédio de links (conexões), acessar páginas em outros sites.


A Internet conta com vários mecanismos de busca que catalogam os sites e realizam pesquisa na rede, a partir de uma palavra-chave fornecida pelo usuário. O Altavista, um dos mais conhecidos mecanismos de busca da rede, conta em 1997 com 30 milhões de páginas em seu banco de dados. De acordo com o critério norte-americano, atualmente os sites são classificados em seis grandes domínios, indicados no final do endereço, depois de um ponto final: .com (comércio e serviços), .edu (educação), .net (operações da Internet), .gov (governo), .mil (assuntos militares) e .org (organização). Os domínios também indicam os países de origem dos sites, como, por exemplo, .br para o Brasil.


Outros serviços bastante procurados são o usenet, o chat e o telnet. O usenet é a área da Internet reservada aos grupos de discussão sobre assuntos específicos. Por ele, o usuário pode ter acesso a todas as mensagens que estão sendo trocadas sobre o tema de seu interesse. Hoje há cerca de 15 mil desses grupos de discussão. O chat, o serviço mais requisitado da Internet, possibilita conversas on-line, via teclado, com alguém que esteja conectado no mesmo momento, em qualquer lugar do mundo. O telnet é um software que permite acessar outras máquinas, por exemplo, em que estejam rodando BBSs (sigla em inglês de Bulletin Board System), redes privadas de computadores destinadas ao uso exclusivo de seus assinantes. Algumas BBSs oferecem a seus usuários o acesso à Internet e a serviços semelhantes ao da grande rede, como o e-mail

Perguntas interessantes