resumo sobre história da religiosidade na República velha
Soluções para a tarefa
Em 1893, um grupo de sertanejos, vaqueiros, ex-escravos e agricultores sem terra, todos jogados na mais completa miséria, devido à estrutura socioeconômica nordestina, que beneficiava apenas os coronéis e os grandes proprietários rurais, estabeleceu-se em Canudos, uma fazenda abandonada do norte da Bahia. O grupo era liderado por Antônio Conselheiro, um pregador religioso que conquistara milhares de seguidores graças a um discurso contra a República – que nada fizera pelos nordestinos pobres -, defendendo a religiosidade como base da sociedade e prometendo a salvação na Terra. Conselheiro já era perseguido há anos, por desafiar os padres e as leis republicanas em suas pregações pelo interior do Nordeste. Canudos era uma comunidade voltada para o bem comum, sem propriedade particular, e logo o governo do Estado da Bahia mandou tropas para dissolver a vila. Foram exterminadas pelos jagunços de Conselheiro, e em seguida tropas federais cercaram Canudos, que foi arrasada em 1987. Canudos foi a mais marcante revolta popular da história do Brasil.
Revolta da Vacina (1904)Ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O então presidente Rodrigues Alves ordenou o alargamento de ruas, ampliação da rede de água e esgoto e o combate às epidemias que castigavam a cidade, como febre amarela, varíola e peste bubônica. O combate às epidemias ficou a cargo de Osvaldo Cruz, um dos mais importantes sanitaristas que o País teve. Ele ordenou vacinação obrigatória para deter a varíola. A ignorância da maioria da população, aliada à falta de uma campanha que esclarecesse a importância da vacina, levou a uma revolta popular, pois o povo do Rio de Janeiro já estava farto das medidas do governo que o prejudicavam, como as citadas acima, que expulsaram a população pobre do centro da cidade. O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria.
Guerra do Contestado (1912-1916)Ocorreu entre 1912 e 1916, em uma região disputada pelos dois Estados (Paraná e Santa Catarina) – daí o nome Guerra do Contestado -, habitada por uma população muito pobre, explorada pelos grandes fazendeiros locais e por duas empresa norte-americanas, uma que extraía madeira e a outra, ferroviária. Comandados por dois líderes religiosos, João Maria e José Maria, os sertanejos locais fundaram uma comunidade chamada de “Monarquia Celeste”, buscando por justiça social e melhores condições de vida, algo intolerável para os fazendeiros locais, que chamaram o exército para destruir a comunidade, como de fato aconteceu.
Revolta da Chibata (1910)A Revolta da Chibata, foi uma rebelião deflagrada por soldados da marinha, cansados do tratamento desumano: recrutamento à força, castigos corporais com chibata (vara) para punir a menor infração. Exigiam o fim dos castigos corporais, afastamento dos oficiais violentos e aumento de seus soldos (salários). Ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro, sendo por isso logo atendidos. Mas essa vitória foi curta: logo os membros da revolta foram massacrados.