resumo sobre desigualdade social 30 linhas
gente é pra hj me ajuda to desesperada
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mesmo que o país nos últimos anos tenha apresentado uma diminuição da pobreza, o nível de desigualdade social no Brasil ainda é notório.
Seja pelo seu passado escravocrata, seja pela falta de investimentos na infraestrutura, o Brasil ainda apresenta níveis muito grandes entre os mais ricos e os mais pobres.A desigualdade social existe em todos os continentes. Há lugares em que os problemas são mais evidentes, por exemplo, nos países africanos, os quais estão entre os mais desiguais do mundo.
Por sua parte, nos países escandinavos, quase não há diferença entre as classes sociais devido ao estabelecimento do Estado de Bem-Estar Social após a Segunda Guerra Mundial.
Sem condições de ter acesso saúde e educação, dificilmente uma pessoa terá as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Também a dificuldade de acesso aos bens culturais e históricos pela maior parte da população inibe suas oportunidades. teoria baseada na abolição do capitalismo com o aparelhamento do Estado em favor do proletariado e na estatização de toda a propriedade privada.Além do coeficiente de Gini, temos dados de pesquisas variadas que mostram a alta desigualdade social no mundo. Segundo matéria publicada no periódico El País em 17 de outubro de 2015|2|, 1% da população mundial concentra metade de toda a riqueza do planeta.
Na mesma matéria há uma pirâmide de renda demonstrando que 0,7% da população mundial possui renda de mais de um milhão de dólares mensais, 7,4% possuem renda entre 100 mil e um milhão, 21% possuem renda entre 10 mil e 100 mil dólares, e 71% possuem renda menor que 10 mil dólares mensais. O maior problema é que grande parte desses 71% mais pobres do planeta possui rendas extremamente baixas ou está abaixo da linha da pobreza, tendo dificuldades para manter alimentação e moradia dignas.Conclusão
Nesse ponto, é fundamental fazer um fechamento das ideias, levar o leitor à reflexão e, como a proposta de texto costuma pedir uma solução para o problema, reforçá-la.
Dessa forma, poderemos caminhar para a redução da desigualdade social no Brasil. Não adianta tentar combater essa causa agindo nas suas consequências como os problemas com a segurança, o aumento da criminalidade e a miséria. É muito importante sim olhar para essa situação e tentar minimizar o sofrimento de quem é afetado por ela, mas também trabalhar na causa, promovendo políticas sociais justas e uma distribuição adequada da verba, além do investimento na educação de qualidade para todos. Assim, estaremos proporcionando um Brasil mais humano e com boas condições de vida para todos.
Explicação: