Resumo sobre comunicação e cultura
Soluções para a tarefa
A comunicação e a cultura no cotidiano nosso objetivo é, inicialmente, inverter a lógica do debate no sentido “naturalista”, no qual um campo de saber, cujos códigos são legitimados socialmente, aparece em supremacia, no sentido axiológico, em relação a outros. Neste sentido, cultura e comunicação, seriam campos de maior importância do que o cotidiano, de acordo com uma “arqueologia” das ciências humanas e sociais; considerando os padrões utilitários e racionais das ciências modernas.
Em outra perspectiva, poderíamos pensar invertendo a lógica das hermenêuticas, como a comunicação e as mídias procuram se apropriar dos aspectos estéticos e filosóficos do cotidiano, através de leituras preferenciais.1
De algum modo, a quebra da hegemonia da cultura sobre a comunicação e destas sobre o cotidiano, em se tratando da análise dos fenômenos culturais, tem sido mais evidenciada pelos pedagogos e antropólogos; menos pelos sociólogos e teóricos da comunicação. Estes, na maioria, presos a esquemas tautológicos responsáveis pela perpetuação de modelos comunicacionais que não interagem com a complexidade dos movimentos sociais.
Resposta:
Explicação:A comunicação e seu processo pode ser analisado como ferramenta de interação que envolve vários pontos. Interlocutores, o contexto, mensagem e o meio são os pontos cruciais para que a comunicação ocorra. Um fato (acontecimento) quando repassado existe um lugar aonde aconteceu (contexto), as descrições do acontecimento (mensagem), uma ferramenta de divulgação (meio) e sem esquecer do interlocutor que seria o “início” da comunicação.
A importância da comunicação vai além da capacidade de transformação que ela traz consigo, até o pensamento de que sem ela nada se constrói ou se destrói. Há várias funções envolvidas, interesses, percepções, enfim inúmeros elementos que estão inclusos do inicio até o “fim”.
Todos os seres vivos se comunicam e quem explica isto é a linguagem, que pode ser entendida como qualquer processo de comunicação (sonoro, visual, olfativo ou de tato). O que nos superioriza e até nos diferencia dos demais seres vivos é a língua, conjuntos de palavras, signos e expressões que é usado por um povo e cada povo possui suas particularidades e semelhanças nela, na língua.