RESUMO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO NAZIFASCISMO NO BRASIL
Soluções para a tarefa
Explicação:
O Nazismo no Brasil caracterizou-se pela influência de propagandas políticas disseminadas pelo Partido Nazista, ou mesmo a influência direta do partido em períodos que compreenderam desde meados de 1920 até o fim da Alemanha Nazista em 1945, marcando a política de alguns governos brasileiros e voltando a aparecer na história recente com o surgimento de ideologias neo-nazistas. Os primeiros sinais de influência nazista apareceram ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando a Organização do Partido Nazista no Exterior, sediada em Berlim, organizava uma série de instalações internacionais a fim de propagandear os ideais nazi-fascistas pelo globo.
Nas décadas de 1920 e 1930, milhares de alemães imigraram para o Brasil, sobretudo movidos pelos problemas socioeconômicos enfrentados pela Alemanha de Weimar e da recessão em que o país europeu mergulhou após a Primeira Guerra Mundial. Essa nova onda de imigração alemã viria a formar os primeiros grupos nazistas no Brasil. Os imigrantes em questão mantinham laços mais fortes com a Alemanha do que os imigrantes que chegaram ao país no século XIX, sobretudo pelo nacionalismo que emergia na Alemanha de Hitler.[1]
Embora nunca tenha havido um Partido Nazista organizado, legal ou clandestinamente no país, vários membros da comunidade teuto-brasileira foram membros da Seção Brasileira do Partido Nazista da Alemanha. A organização obteve sucesso, considerando a formação da maior célula de adeptos fora da Alemanha, chegando a somar 2822 integrantes; alguns deles eram também membros da comunidade alemã brasileira, mas diversos grupos não relacionados também se associaram.[1][2] Como era uma organização estrangeira, somente alemães natos podiam ser filiados; e os brasileiros descendentes de alemães, que por ventura quisessem, podiam atuar somente como simpatizantes.
Essa organização funcionou no Brasil de 1928 a 1938, sem ser incomodada pelo governo brasileiro, então liderado por Getúlio Vargas.[3] Nesse último ano, após a implantação da ditadura do Estado Novo, o partido nazista e todas as outras agremiações políticas estrangeiras foram colocadas na ilegalidade.
O nazifascismo foi um regime que, tragicamente, faz parte da história ocidental. Desse modo, é importante não fugir do assunto, mas entende-lo de forma responsável e ética.
Por ser um regime rigoroso,este não tolera indivíduos fora dos padrões impostos. Assim, eliminando estes através de assassinatos.
As ideologias nazifascistas pregavam uma luta entre raças e a soberania de um povo sobre o outro. Desse modo, essa era uma reação autoritária às crises que se enfrentavam na Europa após a Primeira Guerra Mundial.