História, perguntado por driihcarvalho, 1 ano atrás

Resumo sobre a Revolução Inglesa

Soluções para a tarefa

Respondido por Alessandrapiccoli
3
A França, em 1789, era um país falido.
A
sociedade civil era dividida entre o clero, a nobreza e a burguesia, essa última, formada por parte da população que pagava impostos. Esse impostos eram altos, e serviam para custear a boa vida da corte, do clero e da nobreza. Esse foi um dos motivos que levaram a população a se revoltar.

Além de levar o país à falência com a péssima administração econômica;faziam condenações injustas;os presos eram levados à fortaleza da Bastilha, que depois foi invadida pela população.
Com tantas injustiças, a população se revoltou contra o rei e seu poder absoluto; as principais reivindicações eram o fim dos privilégios que o clero e a nobreza desfrutavam e a instauração da igualdade civil;o movimento teve o apoio dos burgueses, que viam a má administração como um empecilho para o desenvolvimento do capitalismo.

As principais causas da Revolução Francesa foram as seguintes:

A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução (uma das principais causas);Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos;O regime político do país, que era governado pelo absolutismo do rei;A ascensão da classe burguesa, que desejava mais liberdade em relação ao comércio e o fim dos altos impostos;O movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais

Após a invasão de Bastilha, a Assembleia Geral Nacional se transformou em Assembleia Constituinte, onde os deputados elaboraram uma constituição que determinou o fim dos privilégios feudais e de nascimento, a igualdade de todos perante a lei e a garantia de propriedade. Foi feito um juramento, que deu origem ao lema da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

Em 1791, foi votada e aprovada a constituição que estabelecia a Monarquia Parlamentar e limitava o poder do rei pela atuação do parlamento, que era formado por uma parte da burguesia. Na prática, o poder continuava nas mãos de uma minoria privilegiada.

A segunda fase é considerada a mais popular do movimento. Os burgueses haviam proclamado uma república – a República Girondina, em setembro de 1792, transferindo o poder do rei para a própria burguesia, dando fim à monarquia.

Na terceira fase, o Comitê de Salvação Pública condena Robespierre e outros líderes jacobinos à morte, dando fim à Era do Terror em 27 de julho de 1794. Essa data ficou conhecida como 9 do .termidor.
A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais conturbados da História e uma das mais importantes revoluções, que estimulou o início da Idade Contemporânea.





Perguntas interessantes