Resumo sobre a resistência e seus desdobramentos na dirante a ditadura militar
Soluções para a tarefa
Os Estudantes, organizados pela UNE, UBEs e respectivas UEEs, eram, antes de abril de 64, um dos grupos que mais pressionavam o governo João Goulart no sentido de fazê-lo avançar e, mesmo, radicalizar, na realização das reformas sociais. Por isso, aos olhos dos militares que tomaram o poder, eles eram um dos setores mais identificados com a esquerda, comunista, subversiva e desordeira; uma das formas de desqualificar o movimento estudantil era chamá-lo de baderna, como se seus agentes não passassem de jovens irresponsáveis, e isso se justificava para a intensa perseguição que se estabeleceu.
Logo em novembro de 1964 o governo Castelo Branco fez aprovar uma lei que ficou conhecida como lei “Suplicy de Lacerda”, nome do ministro da Educação, que reorganizava as entidades, proibindo-as de desenvolverem atividades políticas.
No dia 28 de março de 1968 uma manifestação contra a má qualidade do ensino, realizada no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro, foi violentamente reprimida pela polícia, resultando na morte do estudante Edson Luís Lima Souto.
A reação estudantil foi imediata: no dia seguinte, o enterro do jovem estudante transformou-se em um dos maiores atos públicos contra a repressão; missas de sétimo dia foram celebradas em quase todas as capitais do país, seguidas de passeatas que reuniram milhares de pessoas.
Em outubro do mesmo ano, a UNE (na ilegalidade) convocou um congresso para a pequena cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. A polícia descobriu a reunião, invadiu o local e prendeu os estudantes
A resistência durante a ditadura militar foi muito grande, afinal, a repressão da liberdade de expressão estava muito alta, as pessoas não conseguiam expor suas opiniões, pensamentos e sentimentos por conta do governo totalmente opressor.
A resistência dos jovens na ditadura.
Os jovens, sem dúvidas, foram os que mais resistiram a todo processo, pelo fato de que eles estudavam e viam como aquela opressão era errada e totalmente ia de encontro com os direitos humanos.
Eles sofreram muito, muitos morreram, mas resistiram durante todo período.
Leia mais sobre a ditadura militar em: https://brainly.com.br/tarefa/11931609