Resumo sobre a Marcha da Colonização na América Portuguesa
Soluções para a tarefa
Inicialmente, o território das Américas foi dividido entre Portugal e Espanha com o Tratado de Toresilhas. Entretanto, esse tratado não foi respeitado por Portugal, que expandiu seus domínios para o interior da colônia através das bandeiras, da extensão das terras agrícolas e, posteriormente, o povoamento dessas regiões. Esse processo de marcha da colonização foi o principal responsável pela atual expansão territorial brasileira.
Espero ter ajudado!
A Marcha da Colonização na América Portuguesa começa no século XVI, onde a população luso-brasileira vivia nos litorais, pois a locomoção no interior era difícil.
No Brasil àquela época viviam soldados portugueses, bandeirantes e ciadores de gado. Havia fortificações em pontos estratégicos.
Para realizar a Marcha da Colonização na América Portuguesa o governo português organizou dois tipos de expedições, as Entradas e as Bandeiras.
As entradas ocorreram no nordeste em busca de ouro e pedras preciosas, eram compostas por oficiais, enquanto que as bandeiras foram expedições particulares realizadas no sudeste para capturar índios e pedras preciosas.
Desse modo São Paulo começou como um pequeno e pobre povoado dos bandeiras, sendo que ela foi fundada em 1554.
Então surgiram as monções, a exploração pluvial dos rios brasileiros que incentivava o comércio de alimento em canoas. Esse é o resumo da Marcha da Colonização na América Portuguesa.
Para mais informações, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/4200768
Abraços!