Resumo sobre: A linguagem dos animais??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Linguagem animal é o conjunto de sons (cantos, gritos, chamados, trinados, mugidos, etc.), expressões faciais, mudanças na pelagem ou plumagem, cor ou formato do corpo, usados por animais de uma mesma espécie para se comunicarem entre si. Caracteriza-se como uma "linguagem" pré-formal, pré-nominal ou pré-gramatical, usada para fins de acasalamento, proteção, demarcação territorial, organização social, alertas, entre muitos outros usos.
Cynopithecus niger com expressão plácida
Cynopithecus niger com expressão de satisfação ao ser acariciado
Por "linguagem animal", os biólogos referem-se, por exemplo, à comunicação de "estados de humor" (emoções) entre os macacos. Estudos sobre os chimpanzés (Pan) identificaram mais de cem sinais (expressões faciais com ou sem vocalizações) para comportamentos de jogo, agressão, alarme, organização do bando, sexo, etc. (ver as ilustrações do Cynopithecus niger publicadas por Charles Darwin no seu The Expression of the Emotions in Man and Animals - A expressão das emoções no homem e nos animais).
A comunicação entre os animais, e entre os animais e o homem, é um objeto de estudo fascinante e importante (para a Biologia e estudos sobre comportamento). Entretanto, sob o ponto de vista da Linguística, "linguagem animal" é um termo impróprio. Do mesmo modo como não podemos classificar as expressões faciais humanas (que certamente comunicam) ou a comunicação de um cão com seu dono de linguagem, também não podemos classificar a comunicação dos macacos entre si como linguagem.
A comunicação entre abelhas foi estudada por Karl Ritter von Frisch
Alguns insetos se comunicam através de feromônios, mas essa comunicação claramente não se baseia em uma linguagem e aproxima-se da comunicação intercelular. Um caso notável são os insetos sociais, e especificamente as abelhas, estudadas pelo zoólogo Karl von Frisch , que comunicam-se através de uma "dança". Uma abelha que tenha encontrado alimento volta à colmeia e é rodeada pelas outras operárias. Após regurgitar o néctar que colheu, a abelha começa a fazer um movimento que imita a figura de um 8 . A "dança" comporta duas mensagens distintas. Uma sobre a distância, indicada pelo número de oitos desenhados num período de tempo; e uma sobre a direção em que se encontra o alimento, indicada pelo ângulo formado pelo eixo do 8 em relação ao sol (que as abelhas sabem onde está mesmo com o tempo encoberto, por ter uma sensibilidade particular à luz polarizada. Entretanto, mesmo no caso das abelhas, não se pode falar em linguagem. Apesar das operárias "responderem" à mensagem da primeira abelha (indo até a fonte indicada e colhendo mais alimento), a resposta é sempre instintiva e automática. As abelhas não comentam sobre o pólen que acharam ontem, como estava gostoso, nem que esperam achar mais hoje, etc.