História, perguntado por Dark210, 5 meses atrás

Resumo sobre a "Independência da América Espanhola"

Soluções para a tarefa

Respondido por vivianefdandrade
6

Resposta:

Resumo

A independência da América Espanhola ocorreu em um processo iniciado no século XVIII, que se caracterizou pelo iluminismo, que defendia a liberdade e questionava os regimes políticos que privilegiavam uma classe social em detrimento da outra, além de problematizar o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.

Com isso, a elite letrada da América Espanhola foi influenciada pelos valores pregados pelos iluministas. A maioria dessas pessoas eram criollas, isto é, filhos de espanhóis nascidos na América. Eles eram politicamente excluídos e por isso viam no iluminismo uma forma de legitimar e materializar a independência em relação ao domínio espanhol.

O fim da colonização vislumbrada pelos ideais iluministas e a rotina exaustiva dos escravos, indígenas e mestiços contribuiu de maneira expressiva para a independência. Além disso, as condições de trabalho e a miséria dos habitantes mobilizaram vários setores das colônias hispânicas em prol desse objetivo.

Entretanto, é somente no início do século XIX que o processo de independência começa a se delinear. O estopim do levante organizado pelos criollos foi a restauração da autoridade da coroa espanhola na colônia.

Apoiados pelos anglo-americanos, os criollos e o restante da população das colônias se rebelaram contra a Espanha. Os principais líderes do processo de independência foram, Simon Bolívar e José de San Martín.

Comandaram exércitos em diversas regiões do continente e promoveram a proclamação de independência de vários países latino-americanos.

Explicação:


vivianefdandrade: melhor resposta até agora,tente a sua também!
vivianefdandrade: kk
vivianefdandrade: oii
Dark210: nss q rapido vlw men
vivianefdandrade: tmjt
vivianefdandrade: será q tem como vc adicionar como melhor resposta
vivianefdandrade: ??
Perguntas interessantes