História, perguntado por heitorsrc, 3 meses atrás

Leia o trecho a seguir e responda: A sociedade romana era dividida, desde o início da monarquia, em dois grupos principais: cidadãos e não cidadãos. Há uma grande influência grega nisso, mais especificamente ateniense. A ideia de cidadão, afinal, vinha de lá. Os cidadãos, assim como na Grécia, eram homens, maiores de 18 anos de idade e livres. Entre os cidadãos da antiga sociedade romana, destacavam- se os

A) plebeus, cujo poder estava associado à posse de terras e ao trabalho escravo.
B) metecos, considerados cidadãos de “segunda categoria”, por causa de suas origens.
C) escravos, cujos direitos políticos foram obtidos por meio de mobilização popular.
D) patrícios, os quais detinham direitos políticos desde o início da história de Roma.

pfrv me ajudaaaa, é pra hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa D, sendo o grupo dos Patrícios a "nobreza" de Roma. Este grupo era o que tinha as propriedades de terra e, depois, passou a comandar o comércio de grandes volumes. Nos três grandes períodos da história romana (Monarquia, República e Império), tiveram direitos políticos e privilégios sociais.

Na pirâmide social romana ficavam, abaixo dos Patrícios, os Clientes, os Plebeus e por fim os escravizados. Ao longo da história romana os direitos destes outros grupos foram mudando, mas sempre houve em Roma um sistema político comandado por patrícios e que beneficiava os patrícios.


heitorsrc: obrigadoooo eu tinha acertado, mas obrigado mesmo assim!
Perguntas interessantes