Saúde, perguntado por suelynbarassuol20, 1 ano atrás

resumo sobre a coleta de sangue conter o conceito de sangue técnica de coleta e punção recomendada cuidados em relação a coleta? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marcimichalovicz
1

Explicação:

Podemos dizer que existem três tipos de coleta de sangue: por meio de seringa e agulha, coleta de sangue a vácuo e punção digital. Para estes procedimentos são adotados alguns métodos que são comuns a todos e outros específicos.

COMO REALIZAR A COLETA DE SANGUE

O profissional que irá realizar a coleta deve fazer a assepsia das mãos antes do atendimento ao paciente e sempre utilizar luvas. Os tubos devem ser devidamente identificados e colocados na ordem correta para realizar o procedimento. E na sequência, seguir os passos abaixo:

 

1.confira se tem a disposição todos materiais que precisa;

2. Higienize as mãos;

3. Organize os materiais conforme a ordem de uso;

4. Explique ao paciente como será feita a coleta;

5. Confirme com ele os dados e cole as etiquetas nos tubos;

6. Coloque a luva e mostre ao paciente as seringas e agulhas nas embalagens antes de abrir;

7. Veja onde pode fazer a punção venosa;

8. Faça assepsia do local e garroteie o braço do paciente pedindo para ele feche a mão;

9. Tire a capa da agulha, faça a punção, solte o garrote e peça para o paciente abrir a mão;

10. Colete a quantidade de sangue necessária para a realização dos exames solicitados;

11. Quando terminar, retire a agulha, peça para que o paciente faça pressão por três minutos em média e acione o dispositivo de segurança da agulha;

12. Descarte a agulha e coloque o sangue em tubo de coleta fazendo a homogeneização recomendada;

13. Faça um curativo no paciente e oriente para que continue pressionando o local;

14. Descarte a seringa e as luvas.

 

As amostras podem sofrer algumas interferências que afetam significativamente os resultados dos testes. Isso pode levar a testes adicionais, diagnósticos incorretos e tratamentos potencialmente desfavoráveis para o paciente. As interferências observadas com maior frequência são amostras hemolizadas, lipêmicas e ictéricas (Confira aqui a característica de cada uma delas).

 

ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DA AMOSTRA DE SANGUE

Vários fatores interferentes são relatados no armazenamento da amostra, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em grau variado, hemoconcentrações causadas por evaporação, exposição à luz, temperatura incorreta de armazenamento, transporte incorreto, uso incorreto de aditivos (anticoagulantes), etc.

Deve-se adotar sempre medidas de segurança para a preservação da amostra, armazenando o sangue em local adequado e na temperatura apropriada. O transporte deve ser realizado por empresas especializadas com pessoal treinado quanto aos cuidados necessários, a fim de evitar interferências, principalmente no que se refere à temperatura.

 

DESCARTE DE MATERIAIS UTILIZADOS NA COLETA

Os materiais utilizados para a coleta de sangue devem ser de uso único e os perfurocortantes devem ser descartados em um recipiente adequado e de paredes rígidas para evitar acidentes. Todos os materiais devem ser encaminhados para descarte seguindo as normas de biossegurança

Perguntas interessantes