resumo sobre a Balaiada (1838-1842)
Soluções para a tarefa
A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região.
As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise. A principal riqueza produzida na província, o algodão, sofria forte concorrência no mercado internacional e, com isso, o produto perdeu preço e compradores no exterior.
A Balaiada, ocorrida no Maranhão, foi uma dentre as Revoltas Regenciais, ocorridas durante o Período Regencial no Brasil, em que conflitos regionais eclodiram em diversas províncias brasileiras.
No caso da Balaiada, a revolta foi contra os grandes proprietários de terra, latifundiários das plantações de algodão e pecuaristas.
Contextualizando a Balaiada
A província do Maranhão enfrentou uma grave crise durante o período regencial, decorrente da disputa com os EUA pela exportação de algodão.
A pecuária também consumia boa parte da mão de obra na região, que era majoritariamente escravizada, e protagonizou a revolta.
Apesar disso, a Balaiada contou com um apelo popular significativo, inclusive entre as pessoas livres e de classe média, pois a crise era generalizada.
Saiba mais sobre a Balaiada em https://brainly.com.br/tarefa/10999488
#SPJ2