Resumo- Política antiga e Medieval
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá! Este é um tema muitíssimo abrangente.
Entretanto, tentarei lhe dar uma síntese do que sei acerca do tema.
Muitas das instituições e conceitos políticos que hoje vigoram em nossa sociedade vieram de formas de governo bem mais antigas do que se pensa. Por exemplo, o senado (o que pode se relacionar à qualidade de quem é senil, ou seja, velho, e, por convenção, sábio), instituição já presente no período de República Romana.
A Civilização Grega, por exemplo, a partir do período arcaico, era dividida em várias cidades Estado, as quais passaram pelas mais variadas formas de governo. Atenas que o diga, já que ela passou por tirania, monarquia, oligarquia, democracia etc. Péricles, um governante democrata ateniense foi, por sua vez, responsável pela popularidade de conceitos tais como isonomia (todos são iguais diante da lei), isegoria (direito à palavra nas assembleias) e isocracia (direito à participação política).
Voltando à Civilização Romana, foi de lá que veio a Lei das Doze Tábuas, que assegurava alguns direitos que a classe plebeia tinha em relação aos patrícios (ambo os dois, patrícios e plebeus, são estamentos da civilização romana). A Lei das Doze Tábuas é considerada como sendo a origem do Direito Romano.
Já durante o feudalismo, onde a terra era a principal fonte de riqueza, eram os reis que constituíam o patamar máximo daquela hierarquia social. Os reis estabeleceram um forte vínculo com a Igreja Católica, o que fez da Igreja também uma poderosa instituição.