Resumo "Os conflitos e a fragilidade dos estados"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O termo "Estados Falidos" — por vezes chamados também de Estados Frágeis — é utilizado para designar aqueles países que possuem uma grande debilidade em sua manutenção, principalmente em termos políticos.
Apesar de ser um termo amplamente difundido, a expressão "Estados Falidos" não é considerada didática para explicar a sua significação, pois quando falamos em algo "falido", geralmente nos referimos a uma instituição econômica e financeiramente perdida ou em fase de escassez extrema.
No caso dos Estados Frágeis (termo mais recentemente utilizado para substituir essa expressão), a "falência" não é necessariamente econômica, mas sobretudo estrutural, social e política, estando muitas vezes relacionada com a dificuldade de proteção das fronteiras, com a fraqueza frente a invasões estrangeiras ou com a eclosão de guerras civis, entre inúmeros outros fatores.
Afinal, territórios com maior fragilidade política, econômica e social que apresentam um grande número de jovens desempregados e um cenário estrutural delicado são mais propensos para o surgimento de levantes sociais ou da manipulação de sua população por parte de grupos armados com propósitos escusos, como a implantação de governos fundamentalistas e ditatoriais por meio de revoltas armadas.
Para a elaboração desse ranking, é considerada uma série de doze diferentes fatores, pontuados de 1 a 10 cada, e que abrange temas como conflitos sociais, riscos de terrorismo, índices de corrupção e outros.