Resumo dos principais filósofos Pré-Socráticos
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Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.
Tales de Mileto (624-546 a.C.)
Tales é considerado o primeiro filósofo. Sua ruptura com o conhecimento mítico se situa na afirmação da água (hýdor) como a arché do Universo. O pensador de Mileto buscou um elemento que poderia ser considerado a base de todas as coisas do Universo.
Heráclito de Éfeso (± 535-475 a.C.)
Heráclito afirma que o fator de mudança das coisas é o fogo, e não a água pensada por Tales.
Parmênides de Eleia (± 515-445 a.C.)
Parmênides de Eleia opôs-se à “luta de contrários”, característica do pensamento de Heráclito, por acreditar que isso não poderia abrigar a verdade do Universo. Em sua cosmologia, colocou a questão, absurda para ele, de se pensar que o ser e o não-ser são equivalentes e verdadeiros: se algo é, ele não pode não-ser; se deixou de ser, não é verdadeiro.
Pitágoras de Samos (± 570-495 a.C.)
Pitágoras propôs que o princípio do Universo residiria nos números. Em tudo, até mesmo nos elementos que os demais pré-socráticos consideravam ser a physis, havia números e pode ser traduzido em números, seja através de uma proporção, seja através de uma relação matemática ou somatória. É possível perceber a matemática no movimento diário que realizamos, na gravidade exercida sobre nossos corpos, nas dimensões de nossos corpos e nas leis naturais que se manifestam ao nosso redor.
Demócrito de Abdera (± 460-371 a.C.)
Este pensador, discípulo de Leucipo e fundador da Escola atomista, teria tentado resolver a questão de Heráclito e Parmênides, procurando desenvolver um raciocínio que abandonava o caráter monista da physis e incorporava-lhe uma formação múltipla e pluralista, a partir da existência de vários elementos responsáveis pela composição do todo.
Tales de Mileto (624-546 a.C.)
Tales é considerado o primeiro filósofo. Sua ruptura com o conhecimento mítico se situa na afirmação da água (hýdor) como a arché do Universo. O pensador de Mileto buscou um elemento que poderia ser considerado a base de todas as coisas do Universo.
Heráclito de Éfeso (± 535-475 a.C.)
Heráclito afirma que o fator de mudança das coisas é o fogo, e não a água pensada por Tales.
Parmênides de Eleia (± 515-445 a.C.)
Parmênides de Eleia opôs-se à “luta de contrários”, característica do pensamento de Heráclito, por acreditar que isso não poderia abrigar a verdade do Universo. Em sua cosmologia, colocou a questão, absurda para ele, de se pensar que o ser e o não-ser são equivalentes e verdadeiros: se algo é, ele não pode não-ser; se deixou de ser, não é verdadeiro.
Pitágoras de Samos (± 570-495 a.C.)
Pitágoras propôs que o princípio do Universo residiria nos números. Em tudo, até mesmo nos elementos que os demais pré-socráticos consideravam ser a physis, havia números e pode ser traduzido em números, seja através de uma proporção, seja através de uma relação matemática ou somatória. É possível perceber a matemática no movimento diário que realizamos, na gravidade exercida sobre nossos corpos, nas dimensões de nossos corpos e nas leis naturais que se manifestam ao nosso redor.
Demócrito de Abdera (± 460-371 a.C.)
Este pensador, discípulo de Leucipo e fundador da Escola atomista, teria tentado resolver a questão de Heráclito e Parmênides, procurando desenvolver um raciocínio que abandonava o caráter monista da physis e incorporava-lhe uma formação múltipla e pluralista, a partir da existência de vários elementos responsáveis pela composição do todo.
gagvms2003:
daria 6 estrelas
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