Resumo do texto O homem da cabeça de papelão
Soluções para a tarefa
Antenor é um rapaz que mora na capital do país do Sol, ele convive com sua mãe e alguns parentes. Por onde passava, o rapaz era mal visto por ser bom, e sincero, e honesto, e inteligente. Essas meras qualidades eram tidas como defeitos terríveis para os habitantes da Bom Senso, pois lá todos estavam acostumados a trapacear, a falsificar, a valorizar a vaidade e a hipocrisia tudo de acordo com a mentira. Nisso surge um problema para Antenor que é o fato de sua mãe desejar que ele mude suas atitudes. Além disso, há outro empecilho que consiste no fato de que ele se apaixona por Maria Antonia e resolve casar com ela. Todavia, a Maria aceita a proposta e estabelece a condição de que só casará se ele arrumar a própria cabeça, sendo igual aos outros habitantes da Bom Senso. Nisso, o rapaz resolve tomar juízo e ao passar de frente a uma relojoaria, ele entra no local e conversa com o relojoeiro sobre a sua cabeça que não regula muito bem. O relojoeiro se dispõe a consertá-la e fica com a cabeça de Antenor, dando-lhe para o uso temporário uma cabeça de papelão. E lá se foi antenor para a rua com sua nova cabeça de papelão. A partir de então, o rapaz começou a pensar com a cabeça de papelão e começou a trapacear, a mentir, a vender feijão podre e nisso ficou bem visto pela mãe, pelos parentes. E fez novos amigos como o Ministro da agricultura e outros burgueses. Assim ficou adorado por todos e a Maria Antônia ficou muito contente porque o rapaz estava com um bom juízo, e o juízo deu a Antenor a lógica de não se casar com a Maria , pois ela era pobre. Portanto, ele desprezou-a e propôs a ela apenas um relacionamento sem compromisso e às escondidas. O tempo passou e Antenor chegou a ser eleito Deputado e logo queimou o filme do presidente da república, pois queria tomar-lhe o lugar nas próximas eleições. Assim, o rapaz era feliz e bem visto e, em um certo dia, ele passou de frente a relojoaria onde deixara sua cabeça para conserto, entrou lá e perguntou se sua cabeça já estava arrumada, o relojoeiro disse que ela não tinha defeito algum, era a melhor cabeça já vista e regulava muito bem. Nisso, Antenor ia devolver a de papelão, mas não o fez porque resolveu respeitar a harmonia social, foi prudente em não devolver a de papelão e, assim, troco-a pela sua antiga cabeça, deixou a antiga com o relojoeiro e continuou com a de papelão. Logo, todos os seus conflitos forma solucionados, pois com a cabeça de papelão, ele se tornou um habitante dos mais ilustres no país Do Sol. Resposta:
Explicação:
O título do texto aguça a curiosidade ao associar a palavra "cabeça" ao elemento material "papelão", dando a entender que o homem pode estar com algum problema, por conta desta aplicação do sentido figurado.
Características deste texto
A história gira em torno de Antenor, um rapaz com muitos "defeitos", como:
- Falar a verdade;
- Dedicar-se ao trabalho;
- Ser ético.
Certo dia, Antenor decide melhorar sua vida e trocar sua cabeça por uma de papelão. Texto publicado no começo de 1920, dentro do livro "Rosário da Ilusão" (autor João do Rio).
Conheça as características de um texto literário, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/2103501