Resumo do texto ´´ O corpo fala-demais ``
Soluções para a tarefa
Resposta:
começamos a ampliar a noção de que o corpo fala tanto quanto a palavra. Na verdade sem este contexto, não-verbal, sem esta cara e gesto, sem este tom de voz, sem esta situação e personagens, a frase não terá sentido – este sentido. A análise da comunicação verbal feita levando-se em conta exclusivamente as palavras é tão inócua como estudar aerodinâmica na Lua – onde não há atmosfera e não pode existir avião como nós o conhecemos.
O que dá sustentação, força e sentido aos pronunciamentos verbais é precisamente a cara, o tom de voz, o gesto e a posição. Tudo isso entra em cena, isto é, numa situação. (...)
De tal forma a palavra engoliu a comunicação humana, que para a maior parte das pessoas ela é toda a comunicação. Mas tanto a observação atenta das pessoas como o cuidadoso registro cinematográfico das mesmas vão nos mostrando que qualquer diálogo envolve três conjuntos expressivos simultâneo – quando menos.
Primeiro o que eu disse ou pensei – e que pode ser escrito. Depois o meu tom de voz e /ou a música da frase, que é inteiramente outra coisa, a revelar o tempo inteiro minha disposição emocional. Quando tristes, com raiva, interessados ou ressentidos, nossa voz revela o tempo todo os sentimentos que acreditamos secretos – ou que nem percebemos!
Além da letra e da música da palavra, temos a encenação ou a dança gestual – as caras, as poses e gestos que acompanham a frase. Qualquer pronunciamento envolve todos esses elementos, e a alteração de qualquer um deles altera o sentido do que pretendemos comunicar. Sabemos todos que é assim, mas arrastados pelo sentido das palavras, quase nunca lembramos que é assim. Nem usamos – intencionalmente – o que sabemos.
Explicação: