Artes, perguntado por Vitóriacf, 1 ano atrás

resumo do que é impressionismo e expressionismo??????

Soluções para a tarefa

Respondido por walisso
15
O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia.

Vitóriacf: obrigada
walisso: de nada, bons estudos!
miguelmota2305: vlw
Respondido por vanessadaneffa
18

O impressionismo foi um movimento artístico que aconteceu na segunda metade do século 19 e no começo do século 20 nas artes visuais e na música. Ele é considerado a primeira revolução nas artes plásticas desde a Renascença. Como o nome diz, a principal característica do impressionismo era apresentar uma "impressão" da realidade através das percepções sensoriais iniciais registradas pelo artista, um registro visual em termos de efeitos de transição das luzes e cores. Os pintores impressionistas descobriram que a cor não é algo intrínseco a um objeto, pois ela muda constantemente de acordo com os efeitos da luz, dos reflexos ou do clima. Para conseguir retratar essas qualidades da cor e da luz eles inventaram um estilo de pintar com pinceladas curtas e cortadas, formando borrões irregulares que de perto eram ininteligíveis. O movimento começou e foi mais forte na França, onde artistas como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Edouard Manet e Edgar Degas, entre outros, usaram paisagens ao ar livre, o mar e as ruas e cafés parisienses como cenários da proposta impressionista de retratar as sensações visuais imediatas de uma cena.
O expressionismo foi um movimento artístico que propôs uma arte que expressasse os sentimentos dos artistas e não as imagens do mundo. Seus artistas usaram a distorção, o primitivismo, a fantasia e o exagero para fazer com que a comunicação de seus estados emocionais se sobrepusesse às representações da natureza e da vida social. O movimento que começou no início do século 20 nas artes plásticas estendeu-se à poesia, ao teatro, ao cinema e à música. Num sentido amplo, pode-se afirmar que o expressionismo é uma das principais correntes artísticas desde o fim do século 19 e ao longo do 20, já que suas características de alta subjetividade e auto-expressão espontânea são típicas de vários movimentos e artistas da arte moderna. Em 1905, surgiu na Alemanha o "Die Brücke". Liderado por Ernst Ludwig Kirchner, ele foi um dos principais grupos de artistas expressionistas nas artes visuais. Na música, um dos expoentes do expressionismo foi Arnold Schoenberg e no cinema o filme "O gabinete do Dr. Caligari" (direção de Robert Wiene, 1919) é considerada a primeira película do gênero, que ficou conhecido na sétima arte como "expressionismo alemão".


Vitóriacf: obrigada
vanessadaneffa: De nada ...
Perguntas interessantes