História, perguntado por lipetrindade, 1 ano atrás

resumo do luteranismo

Soluções para a tarefa

Respondido por Sofia1401
45
Martinho Lutero era um padre alemão que começou a questionar a postura corrupta da igreja. Ele afixa na porta de sua igreja as famosas 95 teses que continham severas críticas.
Para Lutero , a salvação era conquistada através da fé , cada Fiel deveria possuir sua própria blibia e examinar individualmente as Sagras das escrituras o que ele chamou de "livre exame ".Lutero fez a primeira tradução da Bíblia.
Respondido por Ana20047ss
13

Resposta:

Este foi um trabalho que a minha professora propôs espero que ajude. Aqui estão as respostas.

95 teses - data: 31 de outubro de 1517  tempo: a obra foi afixada na porta da Catedral de Wittenberg  

Martinho Lutero  :

- monge agostinho alemão  

-obcecado pela salvação da alma  

- dotado de conhecimento e filosofia espiritual  

-iniciador da Reforma Protestante e fundador da Igreja Luterana  

 

A insatisfação e as críticas à Igreja Católica foram bem notadas por Martinho Lutero, monge agostiniano e professor de Teologia. Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Lutero tinha também discordâncias de conteúdo teológico a respeito da salvação e de outras práticas e ações da Igreja. Com isso, o monge elaborou um documento conhecido como 95 teses, no qual Lutero manifestava sua oposição teológica às práticas da Igreja de Roma, foram enviadas para o arcebispo de Mainz, em 31 de outubro de 1517. A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem.  Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se num versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”. Aqui, Lutero passou a defender a ideia de que não eram as boas ações que salvariam uma pessoa, mas sim a fé.  

As indulgencia era a remissão dos pecados a partir de pagamentos com bens materiais fazendo Lutero ir contra as mesmas pois era contra o uso de dinheiro para a classificação da fé em alguém, não é o dinheiro que faz a remissão dos pecados mas o verdadeiro arrependimento e porque, também, alegava que as indulgencias iam contra os verdadeiros fundamentos do cristianismo puro.  

O papa Leão X alegava que quem não comprasse indulgencias não teria os pecados removidos usando esse mesmo dinheiro para a construção da Basília de São Pedro.  

Segundo Lutero a salvação da alma obtém-se com a fé e a crença em Deus e Cristo assim como as suas palavras e não nos bens materiais.  

A tradução da bíblia deu se para que todos os fiéis tivessem conhecimento dos seus escritos já que o povo não sabia latim.  

Sacerdócio Universal é uma doutrina cristã que acredita-se ser derivada de várias passagens do Novo Testamento e Lutero o apresentou como a doutrina em que todos os cristãos batizados são "sacerdotes" e "espirituais" à vista de Deus.  

A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos sendo traduzida para a língua nacional  

Outra vez, o sacerdócio Universal não reconhecendo a grande autoridade do papa  

Dada na língua nacional (traduzida)  

Os santos e a virgem já não são alvo de culto  

Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo  

O luteranismo expandiu-se para o sul da europa (Noruega, Suécia, Finlândia e Prússia) graças á adesão de pequena nobreza e príncipes destacando se Frederico III da Saxónia pois apoiou e refugiou Lutero. A imprensa também foi um importante fator para a expansão. Humanistas, artistas e até o reino de Carlos V.  

Portugal e Veneza foram contra o Luteranismo.

Explicação:

Perguntas interessantes