Português, perguntado por Rafahmartins748, 1 ano atrás

resumo do livro vidas secas de graciliano ramos? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por MasonGskull
7
Resumo do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos – enredo

A história é focada na vida de uma família de retirantes nordestinos, formada por Fabiano; sua esposa chamada de Sinhá Vitória; duas crianças, às quais o autor refere-se apenas como Menino mais novo e Menino mais velho e Baleia, uma cachorrinha.

Após andar muito sob o sol escaldante no início do livro, a família encontra uma casa que aparentemente estaria abandonada, e resolve se instalar nela, até que passasse o período de seca que a região estava vivendo. No entanto, nem tudo sai como o planejado: ao chover, aparece um senhor, que era o dono daquela propriedade e expulsa Fabiano sem a menor piedade ou compaixão.

No entanto, Fabiano resolve a situação ao se oferecer para trabalhar como vaqueiro naquela fazenda, e assim, continuar morando na casa com a sua família. O patrão aceita, providencia o necessário para que o rapaz possa começar a trabalhar e, assim, Fabiano pode ficar no local com a sua esposa, os filhos e Baleia.

Em uma das passagens da história, Fabiano vai para outra cidade comprar alguns produtos de primeira necessidade, alimentos. Eles até eram vendidos pelo patrão dele em um armazém, mas os preços eram muito elevados. Já na outra cidade, o retirante nordestino acaba conhecendo um militar, chamado de Soldado Amarelo, que o convida para uma partida de baralho. Fabiano aceita, os dois acabam perdendo o jogo e para descontar a raiva, o policial prende
Fabiano. É um trecho que retrata claramente o abuso de poder.

A sensação que o leitor tem é que mesmo os bons momentos que a família vivencia nunca são plenamente felizes, sempre carregados de alguma tensão ou apreensão. Isso fica claro quando começa a chover, o que poderia aliviar a seca, portanto, um motivo de alegria. No entanto, acaba gerando uma grande preocupação em Sinhá Vitória, que teme que a água entre dentro de casa.

Quando vão para um evento na cidade, eles se sentem deslocados e Fabiano precisa se controlar para não ter um ataque de fúria. Aliás, isso se repete em vários outros momentos. Ele chega a perder o seu emprego pela maneira como se dirige ao patrão para questionar erros em seu pagamento. Felizmente, pede desculpas e consegue permanecer no cargo.

A história termina do jeito que começou, fechando uma espécie de ciclo: durante a madrugada, a família empreende uma nova fuga, para não ser vítima da seca, mas com todo o cuidado para que o patrão não veja. Ou seja, Fabiano, Sinhá Vitória e os Meninos começam e terminam exatamente da mesma maneira: tendo que fugir da seca.
Perguntas interessantes