Português, perguntado por macariofabris, 10 meses atrás

Resumo do livro “vida de droga”

Soluções para a tarefa

Respondido por baristtel
129

Resposta:

Dora, uma garota de família rica perde o chão quando seu pai perde o emprego e vai trabalhar na Amazônia. Os pais se separam. Perdem tudo. A mãe, ela e seu irmão mudam-se para um bairro pobre e ela não se adapta a nova vida.

Começou a namorar com Gui, primo de Emília, uma amiga rica. E foi com ele que descobriu o mundo das drogas.

No início fazia pequenos furtos em casa, depois passou a roubar som de carro, claro, influenciada pelo namorado. Até que a polícia os pegou: ela, Elias, um traficante e Gui. Este último levou um tiro ela fugiu. A mãe quis saber, mas ela fugiu de casa e foi morar numa casa abandonada com Elias.

Não demorou muito até que a polícia os achou e a mãe dela foi informada. do ocorrido. Foi julgada inocente e foi para a clínica de reabilitação. Saiu de lá curada. Foi para casa, a família a recebeu  bem, mas ela achava que ninguém a amava  e procurou Edmundo, um amigo,  que conhecera no hospital. Ele era ex-usuário, mas lhe ofereceu crack e ficaram vivendo juntos. Até o momento em que ele resolveu viajar por uma semana e não mais voltou. 

Ela procurou vários amigos, pediu ajuda, mas ninguém a acolheu. Daí foi para a rua para tentar viver como prostituta, mas não dava para o negócio. Tornou-se mendiga. Cansou da rua e procurou a mãe de Elias, Dona Clarice, que a ajudou e depois chamou a mãe dela. Mais uma vez sua mãe tenta ajudá-la e o seu padrasto Paulo paga um novo tratamento. Ela recuperou-se, mas não volta para casa, pois o clima  de hostilidade era constante.

Finalmente conseguiu um emprego no shopping  de vendedora. Tudo parecia estar bem, até que ela reencontrou com Naldo, usuário de droga, que ofereceu-lhe novamente a droga, mas ela recusou, já não era sem tempo!! A partir de então, a vida começa a sorrir de novo para ela. O amor ressurge. Um rapaz que sempre fora apaixonado por ela, a convida para sair e ela aceita.

Respondido por clarafreitas217
11

Resposta:

O livro conta a história de Dora, uma menina que possuía uma vida como uma menina muito rica, mas tudo muda quando seu pai perde o emprego e ela começa sua vida no subúrbio, onde ela conhece novos, amigos e conseguiu seu primeiro namorado. Mas Dora se revolta com a forma de vida em que ela está vivendo, ainda seu pai se separa de sua mãe, e o dinheiro não dá para as necessidades, e sua mãe tem que arrumar um emprego, para sustentar sua família.

Acaba conhecendo uma nova amiga (Emília) que lhe apresenta Gui (Guilherme), eles conversam e Gui puxa um cigarro do bolso e começa a puxar o fumo, Dora não queria, mas ela gostava de Gui.

De primeiro ficou com medo, mas a revolta e a curiosidade foram mais mais fortes, e então, ela começou a entrar no mundo das drogas, chegando a roubar para sustentar seu vício.

Os problemas de Dora com as drogas não afetaram somente a ela, mas a família também.

Quando sua mãe descobre o vício de Dora, começa uma luta para que Dora saia desse mundo das drogas, aonde sua mãe tenta ajudá-la, até o momento em que ela foge de casa porque a mãe era rigida e se intrometia muito na vida de Dora, mas ela não entendia que queria apenas ajudar. Ela vai morar na rua. Lá ela conhece todo tipo de vida e de pessoas, assim ela tem que arrumar uma forma de se sustentar, ela começa pedindo nas ruas, até que encontra sua amiga que era de classe alta. Ela leva Dora a começar a se prostituir, nesse meio tempo Dora revê muitos dos amigos antigos, e se depara com várias situações desagradáveis, até que encontra sua mãe (Cleusa), volta para sua casa, e sua mãe a interna em uma clínica de recuperação de viciados em drogas. Faz o tratamento e sai. Tudo parece ir bem, até que Dora reencontra o amigo que conheceu na clinica e que ainda fumava e a induziu à volta ao mundo das drogas e começa tudo de novo, e novamente ela passa por várias situações até que algo muda dentro de si mesma e procura realmente se curar, consegue com ajuda de sua mãe, de seu novo padrasto e entre outras pessoas, Dora então tem uma difícil tarefa pela frente, enfrentar os preconceitos de todos e tentar realmente mudar de vida. Mas o livro deixa bem claro que nem todos têm a mesma sorte de Dora, de conseguir sair dessa vida de drogas.[4]

Perguntas interessantes