ENEM, perguntado por sophialira21, 8 meses atrás

Resumo do livro Memórias quase póstumas de Machado de Assis de Álvaro Cardoso Gomes.

Soluções para a tarefa

Respondido por fatimaferreira7753
4

Resposta:

O livro retrata fatos reais e ficcionais. A obra é narrada em primeira pessoa e Hermenegildo é quem relata o prefácio, um jovem de 16 anos a quem Machado o faz seu secretário e confidente. Filho da lavadeira da família, o rapaz cuida da limpeza e organização do escritório. ... Para o autor, Hermenegildo foi Machado.

Explicação:

acho assim

Respondido por aieskagomes
1

O livro conta as memórias de Brás Cubas, um homem rico que nada conquistou na vida. As histórias, são póstumas, ou seja, contadas após a morte e são narradas pelo próprio protagonista sem qualquer tipo de ordem cronológica.

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

O livro é narrado pelo personagem e protagonista Brás Cubas, este, filho de uma família com poder aquisitivo conta suas memórias, enquanto vivo,  após a sua morte, por isso o nome "memórias póstumas".

Apesar de contar histórias que passou enquanto vivo, a narração delas não é em ordem cronológica, Brás narra histórias desde seu nascimento até a sua morte de forma aleatória.

Brás Cubas, foi um homem rico que aprontava muito enquanto criança, desrespeitando os mais velho e até mesmo maltratando os escravos. Já na adolescência envolveu-se com Marcela, uma meretriz, por qual apaixonou-se o que acarretou muitos gastos com festas, bebidas e presentes, este último, os quais eram o maior interesse da cortesã. O affair causou a mudança de Brás para a Europa, uma vez que seu pai o mandou para longe afim que o filho esquecesse Marcela.

Na Europa faz faculdade e se formou, nunca levou os estudos a sério, portanto, logo volta ao Brasil. Assim que aqui chega, conhece Eugênia, que apesar de ser filha da amiga de sua mãe, é uma menina pobre e filha de mãe solteira, o que era inadmissível naquela época. Ainda assim Brás Cubas apenas se afasta quando descobre que a menina é manca.

Em um dado momento o pai de Brás Cubas tenta conseguir para ele um cargo político através do casamento com Virgília, esta é filha de um homem importante na sociedade, porém esta acaba apaixonando-se e casando-se com Lobo Neves.

Após um tempo, apesar de casada, Virgília e Brás se reencontram e tornam-se amantes. O romance só acaba quando o marido de Virgília torna-se governador e portanto o casal muda de cidade para longe de Brás.

Por fim, percebendo que a velhice está chegando e nada de importante conquistou, fica noivo de Eulália, sobrinha de seu cunhado, porém a menina adoece e morre antes mesmo que eles se casem. Brás morre sozinho e sem nenhuma conquista.

Para melhor fixação do conteúdo você pode ver outra pergunta sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas no link: https://brainly.com.br/tarefa/23244979

Bons estudos!

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes