resumo do livro birajara
Soluções para a tarefa
Ubirajara era um índio guerreiro da tribo araguaia que, por sua força, coragem e habilidade, conseguia tudo o que queria. Ganhou o nome Jaguaré, que vinha de um tipo de onça feroz que nunca deixava suas presas escaparem, por ser um grande caçador. Era muito admirado e as virgens disputavam o seu amor. Uma delas, Jandira, havia sido prometida a ele.
Um dia, durante uma caçada, conheceu a virgem Araci, da tribo tupi, e por ela se apaixonou. Ela, também interessada nele, lançou um desafio: aquele que fosse o melhor guerreiro ficaria com ela.
Enquanto preparava-se para a luta, Jaguaré envolveu-se em uma longa luta com um guerreiro tupi, da qual saiu vencedor. Levou o adversário como prisioneiro para sua tribo, para que fosse morto a seu tempo.
Foi então para a tribo dos tocantins lutar pelo amor de Araci. Venceu o desafio mas, quando revelou a sua identidade, descobriu-se que o índio que ele havia aprisionado era irmão de sua amada. Ubirajara então voltou à sua tribo, libertou-o e convocou os araguaias para lutar contra os tocantins.
Quando se preparavam para a batalha, os araguaias souberam que os tapuias também estavam em guerra contra os tocantins e queriam uma aliança. Ubirajara, no entanto disse que não queria ajuda nenhuma e derrotaria os dois grupos. Na batalha entre os tapuias e os tocantins, morre o maior guerreiro dos tapuias e o chefe dos tocantins perde a visão.
Quando os araguaias chegaram à tribo tocantins para a luta, Ubirajara pediu para que o chefe cego atirasse para o ar. Ele também atirou e, com as duas flechas cruzando no ar, foi selada a paz. Assim, Ubirajara tornou-se marido de Araci e deu a ela Jandira como escrava. Ela, por sua vez, a deu ao marido como esposa. Assim, Jandira e Araci tornaram-se esposas do maior guerreiro araguaia tocantins.
A união dessas duas tribos deu origem a uma nova nação, denominada ubirajara, que dominou o deserto por muito tempo.
Com o resumo do livro podemos perceber que ele conta a história de Jaguarê, um caçador araguaio.
Resumo do livro Ubirajara
Ubirajara" é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1874. Faz parte da trilogia indianista do autor, juntamente com "Iracema" e "O Guarani", representando o primeiro deles, pois é o único livro que conta a história de um índio "puro" que não conviveu com a cultura europeia e não se corrompeu.
Nesta obra, a base indígena da formação da nação brasileira é idealizada (corresponde ao movimento romântico) e tem algumas de suas próprias qualidades, valores nobres como bravura, coragem e lealdade. Além disso, "Ubirajara" traz uma visão das práticas indígenas de defesa e crítica da colonização portuguesa, que teria destruído a cultura indígena e a colorida de cristãos e Costumes europeus impostos aos colonos.
O livro conta a história de Jaguarê, um caçador araguaio, que procura um inimigo para lutar e trazer para uma aldeia para conquistar o título de guerreiro. Procurando alguém para lutar, o caçador conhece Arac, uma índia Tocantimi que era filha de seu chefe tribal.
Saiba mais sobre Jose de Alencar:https://brainly.com.br/tarefa/47450108
#SPJ2