resumo do livro a quinta estacão pff
Soluções para a tarefa
Li e reli esse livro fantástico e não sei como explicar a criatividade da autora, apenas bater palmas para essa obra tão inovadora e fantástica! Uma estória de fantasia contada através dos pontos de vista de três personagens... Damaya, Syenite e Essum. Em um mundo constantemente devastado pelas quintas estações, essas mulheres orogenes, seres que possuem um poder singular, tentam sobreviver e manter sua sanidade em uma sociedade que as repele e despreza das maneiras mais cruéis.
A imersão na narrativa foi imediata e tudo tinha gosto de novidade. Nunca havia lido um livro com esse tipo de enredo, com raças e cenários totalmente novos e, o que falar da escrita... Apenas que é primorosa e conduz para um desfecho de cair o queixo! Super ansiosa pelos próximos volumes!
Essa não foi uma história fácil de ser lida, não só pela temática, que mencionerei mais adiante, mas pela forma de escrita da autora, diferente de tudo que eu já tinha lido. Tive que ler em um ritmo bem mais lento que o normal e marcar vários trechos importantes da história, aos quais retornava para um melhor entendimento, pois vários acontecimentos acabavam se interligando no decorrer da narrativa!
N. K. Jemisin nos apresenta um mundo completamente novo, a Quietude, em que alguns seres humanos possuem o poder de controlar as forças da terra acalmando ou criando terremotos e outros fenômenos. As pessoas que possuem este poder são denominadas orogenes e, diferente do que se possa imaginar, não vivem em uma posição favorável nessa sociedade.
Os orogens são dicriminados, perseguidos e mortos pelos quietos, exceto quando são nascidos ou levados ao fulcro ainda crianças. O fulcro é um centro de treinamento de origenes que os controla através dos guardiões, pessoas que tem o poder de neutralizá-los.
Na história acompanhamos a saga de três protagonistas e podemos conhecer diferentes fases da vida orogene. Damaya, uma criança orogene que é levada ao fulcro nos mostra como é sua vida como um grão. Syenite, uma orogene de quatro anéis que terá que cumprir sua primeira missão fora dos muros do fulcro. Essun, uma orogene que vive clandestinamente em uma pacata comu até o dia que sofre uma terrível perda.
Como se trata de uma trilogia achei esse livro bastante introdutório, apesar de terem acontecido fatos extremamente chocantes, emocionantes e relevantes! Jemisin nos apresenta um mundo bem construído e detalhado, protagonistas fortes e uma história repleta de críticas sociais! Inclusive o termo pejorativo "rogga", utilizado para se referir pejorativamente aos orogenes foi derivado do termo "nigga", utilizado para ofender pessoas negras nos Estados Unidos.
Já estou louca para começar o segundo livro, O Portão do Obelisco e espero que seja tão bom quanto esse!
Espero ter ajudado