resumo do filme "tempos modernos" para trabalho escolar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com um enredo diferente e nada antes visto, “Tempos Modernos” descreveu, sem falas, como era o processo de trabalho na época da quebra da bolsa norte americana de 1929, bem como fez referências à Revolução Industrial.O personagem de Chaplin retratava muito bem como era a labuta diária, mostrando que cada funcionário exercia funções pré determinadas e imutáveis durante seu tempo na empresa. A transformação do homem em máquina também é mostrada, como quando uma empresa desenvolve uma máquina em que seria possível o funcionário almoçar enquanto trabalhava, para que a produção não parasse. Claro que essa invenção não deu certo.É perceptível que o processo de produção em massa é exaustivo, ficando evidenciado quando o personagem principal, em um surto, acostumado com seu trabalho repetitivo, enxerga - em tudo que vê - necessidade de arrumar, apertar, mexer, bem como apertar os botões do vestido de uma mulher na calçada, sendo preso por isso.Em alguns momentos, o detentor dos meios de produção aparece nos telões espalhados pela fábrica e pede ao seu subordinado que aumente a velocidade da produção, sem se preocupar com a situação do empregado. Assim, fica evidente o compromisso com o lucro e a grande produção em detrimento do bem estar dos funcionários, os quais podem ser facilmente substituídos, uma vez que há altas taxas de desempregados.Há uma passagem em que o ator principal desiste do trabalho na fábrica e encontra um serviço no peer. Lá, ele deveria procurar um pedaço de madeira, porém, graças a sua especialização do trabalho, não conseguiu pensar em qual seria a utilização do pedaço de madeira. Por fim, ele escolhe um objeto e o leva a seu destino, mas era para segurar o barco e o caibro era muito fraco, o que fez com que o barco afundasse e deixasse todos os outros trabalhadores decepcionados. Com isso, o personagem de Chaplin é obrigado a voltar para a fábrica.Esse modo de produção Fordista/Taylorista também é encontrado atualmente, tendo em vista que percebemos a especialização de tarefas, a produção em massa e o trabalho repetitivo ainda nos dias atuais.Encontramos, também, inúmeros desrespeitos às leis trabalhistas: o não registro na CTPS, o não pagamento das horas extras, o não cumprimento do horário de almoço e descanso, a falta do descanso semanal remunerado. Podemos entender, portanto, que esses desrespeitos perduram desde a época do filme, ainda que ele tenha sido produzido antes da efetividade de algumas dessas leis. "Tempos Modernos" nunca fora tão moderno. Chaplin, com sua ausência de voz, disse-nos tanto em tão pouco tempo. Com o filme sabemos a grande importância de se garantir leis trabalhistas aos empregados.
Tempos Modernos conta um pouco da vida de um trabalhador comum, um homem que busca crescimento profissional e pessoal em uma sociedade cheia de inovações tecnológicas e reviravoltas.
Como a história começa
Carlitos é operário de fábrica. Lá, o trabalho é repetitivo e é cansativo, já que a sua única função é girar parafusos. Os homens não se sentem à vontade com atividades repetitivas e chefes, sempre cobrando por produtividade e desempenho.
O filme retrata o cuidado e a disposição dos proprietários dos meios de produção em obter lucros cada vez maiores explorando os trabalhadores.
Este fato fica evidente no cenário em que Carlitos foi obrigado a testar um "comedouro", que, segundo seu inventor, "facilitaria" a hora do almoço dos funcionários. Na verdade, trata-se de um equipamento que promete “alimentar” os trabalhadores enquanto eles continuam realizando suas tarefas.
O filme retrata tudo de forma cômica, trazendo uma crítica disfarçada ao modelo de produção retratado, mas com a interpretação de Charles Chaplin, a história torna-se uma grande comédia.
Veja mais sobre Charles Chaplin em: https://brainly.com.br/tarefa/5767344