resumo do filme o silêncio de Melinda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após ser agredida numa festa, estudante recorre à polícia, mas ainda sob o impacto do trauma, não consegue relatar os fatos como realmente aconteceram. Estigmatizada na escola e sem o apoio da família, a jovem mergulha num mundo de silêncio e dor.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
“O silêncio de Melinda” é um filme de 2004 mas infelizmente se mantém muito atual, e por isso merece ser visto e revisto. Melinda (Kristen Stewart) é uma jovem que está iniciando o primeiro ano no ensino médio, mas diferente dos outros adolescentes que encontram-se eufóricos com a volta as aulas, ela apresenta-se confusa, deprimida e solitária. Melinda retorna as aulas sofrendo uma exclusão social por parte de seus colegas, por ter acionado a polícia, em uma festa na qual participou nas férias. O que eles não sabem, são os motivos que a levaram a chamar a polícia.
O filme é muito sutil, e é dirigido de um modo muito delicado pela Jessica Sharzer, logo na primeira cena, nos deparamos com nossa personagem principal desenhando o que seria linhas de costura em seus lábios, representando que eles estavam presos, que ela não conseguia falar. Nessa cena sua mãe a surpreende nessas condições, e já demonstra o tipo de relação que tinham, ela apenas diz “eu não quero nem saber”, ignorando a imagem que vê.
Na escola os colegas a isolam e ela sofre Bullying diariamente, o filme retrata o universo escolar dos Estados Unidos, que tem seus grupos bem delimitados, (já representado em diversos filmes) e Melinda não se encaixa, nem é aceita em nenhum deles, encontrando companhia para o almoço, o professor de artes (Steve Zahn), e que diferença esse professor teve na história dessa jovem.
A história por trás de Melinda ter mudado tanto, vai sendo contata por flashbacks, a adolescente não consegue falar sobre o ocorrido, e esse trauma vai fazendo ela se calar cada vez mais. É gritante as mudanças que a mesma vai sofrendo, o rendimento escolar cai, ela começa a usar roupas escuras, a esconder-se a traz do cabelo, tudo em tentativas de se manter invisível. Melinda é tão desassistida pelas pessoas que a cercam, que se questiona em quanto tempo perceberiam que ela parou de falar. Sua família diante de suas mudanças só a cobram, e em nenhum momento se perguntam, ou perguntam a filha o que aconteceu.
O silêncio corrói.
É nas aulas de artes que Melinda tem melhor interação social, naquele momento o professor era o único que se voltava a ela de forma positiva, e demonstrava algum tipo de cuidado. Uma outra cena muito emblemática no filme, é entre Melinda e um amigo, Dave Petrakis (Michael Angarano) onde o mesmo conversa com Melinda sobre a importância de falar, ele diz isso dentro do contexto da apresentação de um trabalho, mas a fala acaba tocando Melinda de outra foma.
“Precisa aprender a falar claramente ou ninguém vai escutar você”
Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade machista, onde diariamente as mulheres sofrem com o assédio e com a violência sexual, permanecendo em silêncio por diversos motivos, por isso a importância em filmes como esse. Deixarei alguns links logo a baixo que falam mais sobre o assunto para quem se interessar.