Resumo do conto “Triunfo” de Clarice Lispector (no mínimo 15 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta: Como em toda e qualquer coisa escrita por Clarice, neste conto ela nos leva a refletir sobre os efeitos que o término de um relacionamento conturbado pode acarretar. O Triunfo foi o primeiro conto que Clarice lançou na imprensa, sendo publicado em 25 de maio de 1940 na edição 227 da revista Pan. Nunca chegou a ser publicado em nenhum de seus livros posteriores, sendo somente lançado em sua coletânea “Todos os Contos” de 2016.
O Triunfo de Luísa
O conto se passa dentro da casa da personagem Luísa, que também narra a história. Ela descreve as sensações e sentimento que o término de seu relacionamento com Jorge a estão fazendo sentir. É um misto de desespero e medo de “ficar sozinha” e de uma sensação incontrolável de que ela pode viver sua vida sozinha. A todo momento, Luísa interrompe sua narrativa dos fatos para falar de seu desespero por Jorge ter ido embora. Ao acordar, a personagem fica imóvel na cama, pensando que a qualquer momento o seu amado aparecerá. Ela o procura incansavelmente pela casa, mesmo sabendo que não o achará, e, conforme você vai lendo o conto, acaba entendendo que o relacionamento dos dois não só fazia mal para ambos, como já estava desgastado e fadado ao fracasso devido a tantas brigas. O final, tão curto e sucinto, é uma surpresa para quem lê: afinal, quem imaginaria que, após tanta reflexão em apenas 3 páginas, a personagem decidiria logo aquilo? Este final, também, me levou a refletir sobre o seguinte: até que ponto vale a pena voltar para algo que te machucou? Talvez você reflita algo diferente quando ler, mas com certeza terá alguma reflexão. Afinal, a escrita “clariciana” faz isso com a gente.
Chegar ao final deste conto e perceber que ele durou tão pouco é de um sentimento de “quero mais” incontrolável. Entretanto, assim era Clarice: não seguia padrões de escrita, criava uma narrativa só dela, única e impossível de ser copiada.