Sociologia, perguntado por Claryalme, 10 meses atrás

Resumo do assunto Dominação e controle

Soluções para a tarefa

Respondido por ana26014
2

Resposta:

De acordo com Michel Foucault, não há poder unitário. O controle é exercido através de instituições presentes no cotidiano do cidadão, e que vão moldando o individuo ao longo da sua vida. Instituições como a família, a igreja, a escola, o exercito, o governo, o trabalho e até mesmo a moral, exercem o que o autor chama de poder disciplinar que, por sua vez, fabrica e domestica o homem.

Uma das mais importantes dessas instituições é a família. Ela serve como “primeira base” moral e é onde os primeiros valores serão transmitidos. Ela funciona ciclicamente: a criança tem o primeiro contato com o mundo através do ambiente familiar, e repassa para seus filhos os mesmos valores básicos assim como visões de mundo. A construção do que um homem ou uma mulher deve fazer, os valores e seu papel na sociedade são definidos nesse momento. A família regula os valores do individuo praticamente sua vida inteira. Começa com os pais e evolui com o casamento, na presença da esposa ou do marido e dos filhos. Esse é um exemplo de uma das varias formas de controle, que chamaremos de dominação moral.

A escola também é outra instituição de dominação. Ela exerce controle sobre o que é ensinado, e sobre a forma de ensino. Esse controle é reflexo de outra instituição de dominação: o governo, que estabelece as diretrizes de ensino a serem aplicados nas escolas. Dessa forma, não há verdade a não ser a que é ensinada na escola. Também não há formas alternativas de obtenção do conhecimento a não ser o método cartesiano e de divisão e extrema especialização do conhecimento. Consideramos esse um dos exemplos da dominação através do conhecimento.

O exercito e a policia são a controle físico. A polícia faz valer a lei pelo âmbito físico, diferente das instituições supracitadas, para o individuo aceitar e agir de acordo com a ordem definida pelo estado. O exercito escolhe jovens para moldar um cidadão a caráter do que eles idealizam, eles oprimem os soldados para atingir esse objetivo. Essas são os tipos de instituições que usam da força para dominar os indivíduos. A obediência a elas também tem base em outras instituições, como as já citadas. Através delas você aprende que deve respeitar, obedecer e até a ter medo tanto da polícia quanto do exercito.

Michel Foucault não emite que seja a favor da dominação, mas reconhece sua existência por meio do poder disciplinar, que busca fabricar o homem para aceitar o estado e seus moldes. Essa dominação existe desde sempre, a partir do momento em que nascemos somos sujeitados ao controle dos nossos familiares até atingirmos idade suficiente para exercer o mesmo em nossos filhos e assim sucessivamente. O mesmo controle é desempenhado pelo sistema de ensino praticado nas escolas, além do físico visto no exército. Todas as instituições criadas exercem uma ou qualquer forma de dominação.

Perguntas interessantes