resumo de sustentabilidade como escrever
Soluções para a tarefa
A sustentabilidade está sendo repetida tão exaustivamente pela mídia que, hoje em dia, é quase impossível não se ouvir falar. Todos os dias, é possível saber um pouco mais sobre como viver uma vida sustentável, ou formas de se levar uma existência de acordo com o bem-estar das pessoas que vivem nesse planeta.
É possível ser sustentável com uma simples palavra: repensar. A chave não está somente em reduzir o consumo dos recursos naturais e energia, mas também em eliminar substâncias tóxicas e persistentes, propagar o conceito de sustentabilidade, empregar energia limpa, notar a importância das pessoas, substituir materiais virgens por materiais reciclados, abolir o envio de resíduos para destinação final e reutilizar e remanufaturar materiais, produtos e equipamentos.
Um dos projetos de sustentabilidade mais conhecidos no mundo é o projeto de compensação de créditos de carbono. Esses projetos servem para neutralizar as emissões de carbono, estabelecendo compensações para captação desse carbono emitido. Uma indústria que tenha um alto nível de emissões de carbono deve investir em projetos sociais ou empresariais, visando a retirar desse carbono do ambiente. Uma das formas encontradas é o reflorestamento.
No ramo da construção civil, o Brasil mostra-se com objetivos claros de que a construção de casas pode ser sustentável, servindo de exemplo para o futuro da construção civil. Vale à pena investir em casas sustentáveis? Atualmente, os materiais sustentáveis são mais caros do que os tradicionais, mas em vários países essa construção civil obteve sucesso comercial.
Alguns empresários visionários estão tendo sucesso na venda e de público com seus empreendimentos sustentáveis, e agradando o consumidor brasileiro, que está mais preocupado com a ecologia e a conservação do meio ambiente.
Se formos apelar pelos seus significados mais literais, há quem diga que a sustentabilidade é “um conceito que se relaciona diretamente com a possibilidade de contínuo para a vida das sociedades, para o mantimento da economia e para a preservação do meio ambiente, e consequentemente, da espécie humana”. O conceito, um tanto quanto sistêmico, pode até mesmo nos deixar um tanto quanto assustados.
Na prática, a sustentabilidade é muito mais do que isso, sendo este o conceito que busca promover o uso dos nossos recursos ambientais e planetários como um todo, assim como a exploração de áreas sem a agressão ao meio ambiente. Sendo assim, espera-se desse conceito uma conscientização para criar um verdadeiro equilíbrio entre as ações e atividades humanas com o meio ambiente, afinal, um depende do outro para garantir a própria existência.