Resumo de escalas cartograficas e projeçoes cartograficas
Soluções para a tarefa
Imagine o mapa-múndi, e em algum canto dele tem uma barra escrito 1 : 300000,
isso significa que 1 cm do mapa, equivale à 300.000m (ou Km, dependendo que estiver escrito).
Projeções cartográficas:
Em uma representação da superfície da Terra em um mapa, sempre haverá distorções, assim sendo, as projeções cartográficas são feitas para diminuírem as
imperfeições nos mapas e darem mais rigor científico à cartografia.
Espero ter ajudado!!!
Resposta:
Escala e Projeções
Explicação:
Olá!
Escala Cartográfica é a relação entre a área real e a área do mapa, em outras palavras, seria o nível de redução de uma determinada área da superfície para que ela possa ser representada no mapa. Por exemplo, se uma área tem 1 KM(100 000 CM), significa que a precisamos reduzir 100 000 vezes, assim a cada 1 centímetro no mapa, temos 100 000 centímetros da área real.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.
Escala Gráfica - é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
Para compreender isto, veja a imagem da reta representada em números, anexada à resposta.
A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.
Escala Numérica - exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real. Ex: 1:100 000 - A cada 1 centímetro no mapa, temos 100 000 centímetros da realidade.
Projeções Cartográficas:
Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas.
Projeções Cilíndricas - Corresponde à projeção cuja superfície esférica terrestre é projetada sobre um cilindro tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cilindro. Normalmente, as regiões polares nessa projeção são representadas com exagero. Esse tipo de projeção geralmente é utilizado para representar o globo como um todo, como o mapa-múndi. Elas podem ser divididas em:
* Cilíndrica Conforme(Mercator) - Mantém as formas e distorce as áreas;
* Cilíndrica Equivalente(Peters) - Mantém a proporção das áreas e distorce as formas;
* Cilíndrica Afilática(Robinson) - Distorce tanto as áreas, quanto as formas, para se aproximar da projeção ideal de uma determinada área. É representada em Mapas-Múndis.
Projeções Cônicas - Corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um cone tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cone. Nessa projeção, os meridianos convergem para os polos e os paralelos formam arcos concêntricos. Assim, as deformações aumentam conforme há o afastamento do paralelo que se encontra em contato com o cone. Esse tipo de projeção é normalmente utilizado para representar regiões continentais.
Projeções Planas ou Azimutais - Corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos. Essa projeção pode ser de três tipos: polar, equatorial e oblíqua. É normalmente utilizada para representar áreas menores.
Para compreender tudo o que foi dito, é essencial observar as imagens anexadas na resposta.
Espero ter ajudado.